TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicidade Dos cátions

Ensaios: Toxicidade Dos cátions. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  1.417 Visualizações

Página 1 de 3

Toxicidade dos cátions em suas formas de carbonato, sulfato, cloreto ou nitrato

a) As+3 (Tricloreto de Arsênio: AsCl3)

Para o ser humano, o arsênio trivalente (arsenito) é 60 vezes mais tóxico do que a forma oxidada pentavalente (arsenato). Dentre os vários efeitos sobre a saúde humana, associados a um longo período de exposição ao arsênio, citam-se disfunções cardiovasculares, desordens neurológicas, diabetes, desordens hematológicas, câncer em diferentes órgãos (fígado, pele, rins), arterioeclerose, entre outros.

b) Pb+2 (Nitrato de chumbo (II): Pb(NO3)2 )

Na ingestão, há envenenamento agudo. Os sintomas incluem gosto metálico na boca, garganta seca, dores abdominais, vômitos, diarréia, colapso da circulação periférica, fraqueza muscular, dor de cabeça, insônia, danos nos rins, coma e morte. Os efeitos crônicos são: dor de cabeça, insônia, anemia, vômito persistente, distúrbios visuais, irritabilidade, cansaço, delírio, alucinações, convulsões e coma. As exposições prolongadas causam danos nos rins e sistema nervoso central.

c) Hg+2 (Nitrato de Mercúrio (II): Hg(NO3)2 )

O contato com os olhos provoca lesões graves. A ingestão e a inalação dos pós danifica as mucosas dos tratos gastrintestinal e respiratório (sabor metálico, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia sanguinolenta, queimaduras intestinais, edema de glote). Os principais sinais manifestam-se no sistema nervoso central (alteração da fala, visão e sensibilização, perda de memória, alucinações e delírio).

d) Hg2 +2 (Cloreto de Mercúrio: HgCl2)

O cloreto de mercúrio, em contato com a pele e sob inalação é venenoso. Em contato com os olhos, apresenta irritação e se for inalado, pode causar tosse ou dificuldade respiratória. Em casos de ingestão, provoca náuseas e vômitos.

e)Cu+2 (Nitrato de cobre (II): Cu(NO3)2)

Em casos de inalação, causa irritação para o trato respiratório, cujos sintomas incluem tosse, feridas na garganta e dificuldade respiratória. Quando inalado, pode causar queimaduras dolorosas na boca, esôfago e estômago. Hemorragias gástricas, náuseas, gosto metálico e diarréia podem ocorrer. Em contato com a pele causa irritação. As irritações podem ser severas. Em contato com os olhos causa irritação, vermelhidão, descoloração, e possíveis danos nos olhos.

f)Cr+3 (Cloreto de Cromo: CrCl3)

Em contato com a pele causa ligeira irritação. Em contato com os olhos, causa ligeira irritação (conjuntivite). Em casos de ingestão, são provocadas: irritação das mucosas, boca, faringe, esôfago e aparelho gastrintestinal. Se ocorrer inalação, pode ser causar irritação no aparelho respiratório e ser fatal.

g)Al+3 (Cloreto de alumínio: AlCl3)

O contato com os olhos causa irritação. Em casos de inalação, o cloreto de alumínio provoca irritação nas vias respiratórias, tosse, dispnéia. Depois do contato com a pele durante longa exposição há um efeito irritante. Após a ingestão, são causados: irritação das mucosas, boca, faringe, esôfago e aparelho gastrintestinal, náuseas e vômitos.

h)Ba+2 (Sulfato de bário: BaSO4)

A inalação é irritante ao trato respiratório como qualquer partícula irritante. Da ingestão não se espera efeito significativo. Pode causar prisão de ventre. Em contato com a pele, pode causar irritação mecânica pelo atrito das partículas com a pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com