TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico De Biologia

Dissertações: Trabalho Academico De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE OSWALDO ARANHA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

BIOLOGIA-CÉLULAS

Por Carlos Henrique Ribeiro de Bastos

Volta Redonda, 2014.

PROJETO DE PESQUISA

BIOLOGIA-CÉLULAS

Projeto de Pesquisa do 2º período do curso de Engenharia Ambiental, para a disciplina Biologia Geral como critério de avaliação parcial para o 2º período.

Orientador:

Profº: André B. Vargas

Aluno: Carlos Henrique Ribeiro de Bastos

Volta Redonda, 2014.

INTRODUÇÃO

As células dos seres vivos podem ser procariontes ou eucariontes. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular e funcionamento. Cada ser vivo é composto de uma ou mais células de apenas um tipo, ou seja, ou o ser vivo é procarionte ou eucarionte. As

células foram uma das maiores descobertas, já feitas pelo homem, pois as mesmas devido a não serem vistas a olho nu, passaram despercebidas durante muito tempo.

CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES

Células Procariontes

- Surgiram há bilhões de anos, portanto são primitivas e possuem estrutura mais simples em relação às eucariontes.

- Estas células, ao contrário das eucariontes, não possuem núcleo separado. Desta forma, o DNA (ácido desoxirribonucleico) fica solto no citoplasma.

- Apresentam apenas uma organela no citoplasma que é o ribossomo, responsável pela síntese de proteínas.

- A troca de substâncias com o ambiente externo e a proteção são realizadas pela parede celular.

- Tem funcionamento simples.

Exemplos de seres vivos procariontes:

-Bactérias

Células procarionte (bactéria) e eucarionte (vegetal

- Cianobactérias (algas azuis)

Células Eucariontes

- Possuem estrutura celular mais complexa do que as procariontes.

- Apresentam membrana plasmática, responsável pela troca de substâncias com o meio externo e proteção.

- Apresentam várias organelas no citoplasma, responsáveis por realizar diversas funções na célula. As organelas são: Mitocôndria, Complexo de Golgi, Centríolos, Ribossomos, Lisossomos e Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso.

- O material genético (material cromossômico) fica dentro do núcleo (envolvido por uma membrana), portanto, separado do citoplasma.

Exemplos de seres vivos eucariontes:

- Animais

- Vegetais

- Protozoários

- Fungos

- Algas (exceto as algas azuis)

Você sabia?

- Os vírus não podem ser classificados como seres eucariontes ou procariontes, pois não possuem células. Este tipo de classificação depende da presença de células no organismo

ESQUEMÁTICO DAS CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES

ESQUEMÁTICO DAS CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES

A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser

a matriz dos diversos tecidos.

Aparece em eletromicrografias como duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com uma espessura de 6 a 10 nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.

A membrana celular não é estanque, mas uma “porta” seletiva que a célula utiliza para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior ( sejam elas produtos de excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídeos e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na forma de oligossacarídeos. Exteriormente, na grande maioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídeos: o glicocálix ou glicocálice. Entre outros papéis, o glicocálix tem a função de reconhecimento químico da célula para seu exterior e tem também função protetora, impedindo que alguns tipos de vírus ou de bactérias se anexem à célula.

OSMOSE

Osmose é a movimentação da água entre diversos tipos de concentração de substâncias que podem ser dissovildas. Osmose é um processo que envolve a física e a química e é essencial para a sobrevivência das células, e também compreende a disciplina de biologia.

Quando a água se movimenta, ela o faz com o objetivo de ter a mesma concentração em todos os meios, através de uma pequena membrana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com