TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Academicos

Dissertações: Trabalhos Academicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2013  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 14

HISTORIA DA OMUNICAÇÃO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO__________________________________________Página 02

1910 – 1920____________________________________________Página 03

1920 – 1930____________________________________________Página 03

1930 – 1940____________________________________________Página 07

1940 – 1950____________________________________________Página 11

1950 – 1960____________________________________________Página 15

1960 – 1970____________________________________________Página 19

1970 – 1980____________________________________________Página 22

CONCLUSÃO__________________________________________Página 26

BIBLIOGRAFIA_________________________________________Página 27

INTRODUÇÃO

A propaganda, no Brasil, está no sangue. Muito antes dos vendedores por telefone, por catálogo ou pela internet existiam os primeiro vendedores, os mascates, ambulantes e tropeiros. E foi assim até a década de 50.

As maiores consumidoras do país eram as mulheres, melhor dizendo, as donas de casa que atraves de transportes mais modernos, bolsas, tecidos importados, coisas da China e da Ilha da Madeira eram levados aos lares brasileiros.

Com o surgimento das agencias publicitárias no Brasil, a economia começa a crescer por causa da industrialização de produtos nacionais e internacionais, estes sendo com mais influencia.

A influencia norte americana está muito forme nas publicidades no Brasil.

O aparecimento do radio também foi glorioso em questões de publicidade, com o aparecimento de jingles que fixavam na mente dos consumidores.

A Televisão se torna um veiculo de comunicação muito utilizado na decada de 70, já que o periodo de Ditadura Militar no Brasil diminui o tempo dos anúncios na radio.

Ao passar das décadas, a publicidade impressa ganha cor e mais identidade com a cultura (habitos e costumes) do Brasil, que em muito tempo era influenciada pela cultura dos norte americanos.

1910 – 1920

Nasce A Eclética, agência que se manteve em atividade por mais de 40 anos.

Nesta época os artistas plásticos funcionavam como diretores de arte de hoje e cuidavam das ilustrações.

Grandes poetas e escritores como Casemiro de Abreu e Olavo Bilac eram os redatores publicitários da época e inseriram o verso e a rima nos anúncios.

Exemplo: “ Aviso a quem é fumante, tanto o príncipe de Gales, como o Dr. Campos Sales, usam fósforos Brilhante”

1920 – 1930

A indústria automobilística instala as suas unidades de montagem no Brasil e o seu produto torna-se um desejo de consumo.

A propaganda afina-se com os ventos reformistas da Semana de Arte Moderna de 1922, e o consumidor é estimulado a adquirir produtos importados para o seu conforto e decoração do lar.

Os anúncios ainda eram muito informativos e superadjetivados.

Apesar da crise política no Brasil a publicidade não se afetou, a economia começou a se desenvolver por causa da industrialização após o poder do café com leite, que disponibilizava produtos nacionais e estrangeiros no mercado na qual o mesmo estava cada vez mais presente no comercio nacional e nas paginas de revistas, onde encontravam se os mais variados tipos de produtos, como por exemplo; roupas, remédios, automóveis e bebidas.

Com a presença de estrangeiros e suas industrias no Brasil, a publicidade evoluiu e desenvolveu-se antes do impulso industrial no pais.

Uma das industrias que chegaram ao pais na época foi a General Motors, que criou seu próprio departamento de propaganda, que veio a ser substituída em 1928 pela Tompson. A agencia veio para cuidar de seus interesses.

Em uma mistura de romantismo, ingenuidade e as vezes ate ousadia, a publicidade tem uma presença marcante nas paginas das revistas dos anos 20. Empresas estrangeiras como Bayer, são as grandes anunciantes.

Os anos 20 são extravagantes em propagandas voltada ao publico feminino. Alem de publicações especificas, como a Revista Feminina, o publico feminino é o leitor das demais revistas semanais. Há um enorme interesse pela aparência, beleza, moda e culinária.

O curioso da Revista Feminina, e de outras revistas semanais, é que a publicidade vinha reunida no inicio, antes das matérias, e não intercalada como hoje. Alem do produtos normais de interesse da mulher, eram também publicados anúncios de automóveis e maquinas de beneficiamento de café por exemplo, uma mistura pouco seletiva em relação ao publico alvo e o que mais chamavam a atenção eram as propagandas ilustradas.

Ilustração 1

Ilustração 2 Ilustração 3

Ilustração 4 Ilustração 5

Ilustração 6

1930 – 1940

Essa época é marcada pelo rádio, que conquista sua regulamentação e, com ela, a propaganda comercial.

Surgem os programas patrocinados e o merchandising no veiculo torna-se mais explicito, enquanto a propaganda no cinema afirma-se nas vias publicas.

Surgia também o jingle e o slogan, um dos mais conhecidos erro o slogan do Reporter Esso: “ o primeiro a das as últimas”.

Com a Revolução de 30 que provocou mudanças na política e na economia, seus efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com