TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico

Exames: Trabalho Acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  6.987 Palavras (28 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 28

GESTÃO DO DESEMPENHO

Araguaína - TO

Setembro/2012

GESTÃO DO DESEMPENHO

Gestão do Desempenho

apresentado como requisito para colocação de grau no Curso de CST em Gestão de Recursos

Humanos da Universidade/Faculdade,

turma n°20, sob a orientação do Prof Bernardo De Filippis.

Araguaína – TO

Setembro/2012

1. INTRODUÇÃO

Integrar diferentes recursos em uma estrutura na busca desses objetivos e exige que esses recursos sejam primeiramente planejados, depois organizados, dirigidos e controlados. Na época em que vivemos a velocidade na mudança do cenário das organizações do trabalho e outros segmentos de nossas vidas é maior do que épocas passadas. As ideias revolucionadoras continuam surgindo numa velocidade estonteante, levando as pessoas numa sensação que as mudanças nunca se acabam tornando-se constante. Os recursos humanos consistem em planejar, organizar, promover e desenvolver o desempenho eficiente do pessoal, bem como permitir que as pessoas, que colaboram possam alcançar seus objetivos pessoais. Ao perceber a grande importância das pessoas nos negócios, as organizações, públicas ou privadas, têm mostrado bastante interesse quanto à questão do capital intelectual e suas formas de atuação na busca de resultados. Há o entendimento de que sem as pessoas, torna-se impossível oferecer serviços de qualidade. O mundo moderno está cada vez mais exigente. Dada a importância a tais situações, pressupõe-se que essa deficiência no atendimento advém, muitas vezes, do fato de não ter, na Administração Pública, um sistema de gestão de pessoas em que se busque, através de treinamentos e desenvolvimentos, trabalhar a gestão por competências na busca de melhores resultados que satisfaçam aos usuários de um modo geral, busque nas pessoas a competência não apenas técnico-teórico, mas a capacidade delas gerarem resultados dentro dos objetivos organizacionais.

DESENVOLVIMENTO

A empresa que estamos pesquisando como já dita é uma empresa de renome conceituada, equilibrada, investe em qualificação, melhoria do ambiente espaço adequado, já por está um tempo no mercado sendo uma empresa totalmente regional tem seu nome consolidada, sempre focada no treinamento e desenvolvimento de colaboradores, Lojas T&A situada na Av Cônego João Lima n° 2061 as mais de 15 anos no mercado, empresa de médio porte, segmentos confecção multimarcas e acessórios em geral, atendendo todas as classes, principalmente classes B e C , contando hoje com 20 colaboradores treinados e preparados para mercado exigente.

Responsável pela Lígia Bezerra Cargo Supervisor de Recursos Humanos, Formação Tecnológico de Recursos Humanos, Responsável setor de gestão de Desempenho já na empresa há mais de 04 anos onde Missão: Inovar, encantar, vestir, elevar a autoestima valorizando e deixando as pessoas mais bonitas.Visão: Atuar em todo território nacional.Valores: Integridade, responsabilidade, compromisso, qualidade e bom atendimento. Medir desempenho significa que esperamos de um indivíduo, de uma equipe, de um projeto ou de uma empresa. Para sabermos o que esperamos, precisamos definir nossos objetivos e metas, nosso direcionamento estratégico, nossa missão e nossos princípios. Só assim, saberemos quais as competências e as habilidades serão necessárias na nossa equipe para percorrermos o caminho traçado, no tempo esperado. Então, avaliar desempenho não é um processo isolado. Deve estar sempre alinhado às metas, ao plano de carreira e ao reconhecimento concedido. Um processo coerente e transparente motiva os colaboradores, proporcionando o adequado engajamento, enquanto processos desconexos e que não fazem sentido podem trazer resultados extremamente negativos e até mesmo o descrédito das equipes na gestão de RH. Porém a comunicação eficiente é um dos segredos do engajamento em implantações de projetos desta natureza. Escolher o melhor instrumento e metodologia, que vá ao encontro e respeite a cultura organizacional, tornar a avaliação menos subjetiva possível e gerar um adequado processo de feedback são, também, grandes e importantes desafios. Ainda, uma adequada gestão de desempenho necessita da elaboração de indicadores que possam nortear o acompanhamento, desenvolvimento e a validação das ações e processos. No modelo de avaliação utilizado entende-se por competências o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada profissional apresenta ou que deve desenvolver em um período de tempo determinado para atingir resultados para si e para a Organização. De modo claro e objetivo, a ferramenta deve direcionar a observação de competências técnicas e comportamentais, nos profissionais avaliados, distinguindo aqueles de alto desempenho dos de desempenho regular em determinada função. Além disso, capta os sinais da existência e não de valores individuais que são importantes para a empresa. O conjunto dessas evidências permite gerenciar a situação presente e também planejar o futuro, de acordo com as metas individuais, grupais e organizacionais.

A estratégia da organização para verificar se havia consonância entre os participantes em relação a este item. Todos manifestaram consenso em relação à missão, à visão, aos valores corporativos e à estratégia da organização. A partir da estratégia esclarecida, iniciou-se a formulação dos objetivos estratégicos, o que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização. Os objetivos foram distribuídos nas quatro perspectivas propostas por Kaplan e Norton (1997): Perspectiva

Financeira, Perspectiva de Clientes, Perspectiva de Processos Internos e Perspectiva de

Aprendizagem e Crescimento, de acordo com o Quadro 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com