TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Academicos

Pesquisas Acadêmicas: Trabalhos Academicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

Não tem hora pra chegar

Até quando te amando, te querendo

Coração quer te encontrar

Então vem...

Que nos teus braços esse amor é uma canção

Eu não consigo te esquecer

ELETROMAGNETISMO

A historia do eletromagnetismo

O nascimento do eletromagnetismo se deu no século XIX, com a clássica experiência do físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1771-1851). Em 1820, ele verificou que, ao colocar um bussola sob um fio onde passava uma corrente elétrica, verificava-se um desvio na agulha dessa bussola. A partir dessa experiência Oerted estabeleceu uma relação entre as propriedades elétricas e magnéticas, dando origem ao eletromagnetismo.O físico e matemático André-Marie Ampère (1775-1836) construiu o primeiro eletroímã .Varios físicos teve contribuições feitas ao eletromagnetismo.Mas a grande participação foi do físico escocês , James Clerk Maxwell (1831-1879).O mesmo generalizou os princípios da eletricidade descobertos por Coulomb, Ampère, Faraday e outros.

A pesquisa em materiais com propriedades magnéticas, começou, pode-se dizer, com a invenção do eletromagneto, em 1825, uma vez que com ele se tornou possível obter campos magnéticos muito mais intensos do que aqueles produzidos por imãs ou magnetos feitos com eles. Nos anos seguintes, Michael Faraday, na Inglaterra, iniciou suas pesquisas argumentando que se uma corrente num fio produzia efeitos magnéticos, como Ampère tinha demonstrado, o inverso poderia ser verdadeiro, isto é, um efeito magnético poderia produzir uma corrente elétrica. Para testar essa hipótese, Faraday enrolou duas espiras de fio num anel de ferro, uma ligada a uma bateria e a outra, ligada a um medidor de corrente elétrica, verificando a existência, na segunda espira, de uma corrente temporária quando ligava e desligava a bateria.

Noutra experiência, Faraday usou uma espira enrolada em uma haste de ferro e dois imãs em forma de barra para demonstrar que os imãs, por si sós, podiam produzir uma corrente. Para explicar como a eletricidade e o magnetismo podiam afetar um ao outro no espaço vazio, Faraday propôs a idéia de um campo, imaginando linhas de força magnética tanto mais próximas umas das outras quanto mais intenso era esse campo e supondo que essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com