TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Biologia

Ensaios: Trabalho Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

Biologia I: Cultivando Protozoários

Objetivo : observação e estudo dos protozoários no microscópio

Materiais necessários

básico: 2 folhas de alface não lavadas

microscópio

frasco de boca larga

lâminas e lamínulas

pipeta

algodão

Passo 1

Preparação da Cultura

Coloque água filtrada em um frasco de boca larga (vidro de maionese) e deixe em repouso por 24 horas.

Pique duas folhas (não lavadas) no frasco com água.

Guarde o frasco em um local bem arejado e com media iluminação (sem iluminação direta).

Observação: não use água tratada ou de torneira pois o cloro mata os protozoários.

Cuidados

Tampe bem o vidro de maionese

Observação ao microscópio

Antes da observação no microscópio, você poderá ver a olho nu ,alguns microrganismos se deslocando ligeiramente de um lado para o outro são protozoários principalmente da classe ciliata denominados paramécios.

PARAMÉCIO OU PARAMECIUM É O NOME DE UM GÊNERO DE PROTOZOÁRIOS, CILIADOS, DA ORDEM PENICULIDA, FAMÍLIA DOS PARAMECÍDEOS. SUA DIVISÃO EM ESPÉCIES AINDA NÃO ESTÁ COMPLETAMENTE ESCLARECIDA. SUAS DIMENSÕES SÃO MICROSCÓPICAS E HABITAM ÁGUA DOCE, ESPECIALMENTE, PEQUENAS POÇAS DE ÁGUA SUJA, EM GERAL PERTO DE ESTÁBULOS.

Os Paramécios possuem vácuos contrateis. Os vacúolos contráteis ou pulsáteis estão presentes nos protozoários de água doce e são responsáveis pelo equilíbrio osmótico ao eliminarem o excesso de água nas células. Como estes protozoários são hipertônicos com relação ao meio que habitam, suas células absorvem água por osmose. Essa água é encaminhada para o vacúolo contrátil, que se contrai e bombeia o excesso de água para o exterior. Em algumas espécies, este tipo de vacúolo atua também como auxílio na excreção ou na locomoção.

Parasitos são, frequentemente, hospedeiros específicos, podendo incluir os seres humanos no seu ciclo de vida. Infecções parasitárias são comumente associadas ao consumo de carnes mal cozidas, pescados crus, vegetais crus (saladas) ou de alimentos prontos para o consumo recontaminados (contaminação cruzada). Parasitos de pescados presentes em produtos consumidos crus, marinados ou parcialmente cozidos podem ser eliminados por meio da técnica do congelamento.

Dentre os protozoários mais importantes em medicina humana, comumente veiculados por alimentos e água, destacam-se: Cryptosporidium parvum, Toxoplasma gondii, Giardia Lambia e Entamoeba histolytica. Os cistos de Giardia intestinalis e de Entamoeba histolytica, comumente contaminam as verduras, frutas e água. Esses protozoários podem causar Diarreia - Cólicas abdominais - Mal-estar – Flatulência - Náuseas e vômitos – Emagrecimento, etc

Como parte do tratamento pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com