TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Biologia

Trabalho Universitário: Trabalho Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 5

MICROBIOLOGIA

NOME: Julia Moritz Hengen

Nº: 11

Professora: Fernanda

Basicamente, MICROBIOLOGIA é o estudo dos microrganismos. E microrganismo são as formas de vida que, originalmente, só pode ser vista com auxílio do microscópio óptico. Elas incluem Bactérias, Fungos, Vírus, Protozoários, Algas unicelulares, Viróides e Prions. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. Também é relacionada com a patologia, já que muitos organismos são patogênicos.

1-A palavra MICROBIOLOGIA vem da junção do elemento de composição grego mikrós-, que significa pequeno e é utilizado em inúmeros vocábulos eruditos, principalmente a partir do século 19, e-biologia.

Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais: 1 Balança semi analítica; 2 Espátulas de pesagem; 1 Proveta de 100mL; 1 Garrafa de vidro com tampa autoclavável; Reagentes de preparação do meio de cultura; Colônia de microorganismos; Autoclave; 1 Tubo Falcon de 50mL; 2 Placas de Petri; 1 Caneta de retroprojetor; 2 Cotonetes; Fita crepe; Filme de PVC; Fita de autoclave; Água estéril; Ampicilina ( antibiótico) 50 mL Papel Alúminio; Bico de Bunsen;

3.1 Parte A – Preparação do meio de cultura de microorganismos

A.1 Foi calculada a quantidade de cada reagente necessária para preparar 20mL de meio de cultura por placa de Petri chegando-se ao resultado de 1g de LB Broth e 0,6g de Ágar , LB + Ágar = 1,6g e a quantidade de glicose utilizada para os 40mL totais resultando 0,8g.

A.2 Os reagentes foram transferidos cada um para um béquer utilizando-se duas espátulas. Na balança semi-analítica foram pesados cada um dos reagentes separadamente. Zerando antes a balança com o peso do béquer, para posteriormente adicionar os reagentes e pesá-los.

A.3 Os reagentes, depois de pesados, foram passados para um béquer , onde foi adicionada uma pequena quantidade de água destilada com uma pisseta.

A.4 A solução contendo água e reagente foi agitada com um bastão de vidro até dissolver totalmente.

A.5 A solução foi passada para uma proveta de 100mL A.6 Foi completado com água, com o uso da pisseta, até chegar ao volume de 40mL.

A.7 O meio liquido foi transferido para a garrafa de virdo. A.8 Um pedaço de fita crepe foi colado na garrafa e nela foi escrito o nome da equipe e a data com uma caneta retroprojetora.

A.9 A garrafa foi fechada a meia tampa para evitar pressurização e a sua extremidade superior foi coberta com papel aluminio, em seguida a garrafa foi submetida à autoclave por 20 minutos.

3.2 Parte B – Preparação das placas de Petri

B.1 Enquanto aguardou-se a autoclavagem, na parte inferior de uma das placas foi anotado “Com antibiótico” e na outra “Sem antibiótico” com uma caneta retroprojetora.

B.2 Em ambas as placas foram anotados o nome do grupo e a data com uma caneta retroprojetora. B.3 As duas placas foram divididas em quatro quadrantes da seguinte forma:

No quadrante I foi escrito controle 2; No quadrante I foi escrito controle 1; No quadrante I foi escrito teste 1; No quadrante IV foi escrito teste 2;

3.3 Parte C

C.1 Após o meio de cultura passar pelo processo de esterilização e estar frio, a chama do bico de Bunsen foi acesa com o auxílio de um auxiliar de laboratório.

Observação: A partir desse momento toda a manipulação foi feita dentro da zona de segurança do bico de Bunsen. (O mais perto possível da chama sem que haja riscos de superaquecimento ou queimaduras)

C.2 Foram vertidos 20mL de meio em uma das placas de Petri e a mesma foi deixada semi-aberta até solidificar.

C.3 Em um tubo Falcon foram vertidos os 20mL restantes de meio e também o antibiótico ampicilina. Este conteúdo foi depositado na segunda placa de Petri e foi deixada semi-aberta até solidificar.

3.4 Teste

No quadrante controle 1: Não foi passado nada. No quadrante controle 2: Esfregou-se um cotonete em uma superfície onde era conhecido o fato de haver microorganismos do tipo Escherichia Coli e em seguida esses microorganismos foram depositados no quadrante com o cotonete.

No quadrante controle 3: Não foi passado nada; No quadrante controle 4: : Esfregou-se um cotonete em uma superfície onde era conhecido o fato de haver microorganismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com