TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Biologia - Doação De Sangue No Brasil

Artigos Científicos: Trabalho De Biologia - Doação De Sangue No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

Brasil possui um dos índices mais baixos de doação sanguínea voluntária

As características de acolhedor e solidário que o povo brasileiro possui no exterior, não são tão adequadas quando o assunto envolve a doação sanguínea voluntária. Os parâmetros mínimos necessários para manter o estoque de sangue dos países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), seriam com a doação voluntária anual feita por 1% a 3% da população de cada um deles. No Brasil, um dado do Ministério da Saúde (MS), revela que 1,9% da população brasileira doa sangue anualmente. “Apesar de nós nos encontrarmos dentro deste índice, ainda não é suficiente para o nosso contingente populacional. Isso é explicado pelo crescente aumento da população brasileira e pelo aumento no número de transplante de órgãos, em 30%, o que aumenta a necessidade de sangue”, ressaltou a Diretora do Banco de Sangue de Sertãozinho, Doutora Rita de Cássia Lopes Pacca.

Estudiosos acreditam que a falta de doadores no Brasil seja um problema cultural. Talvez pelo fato do país nunca tiver sido atingido por grandes guerras e catástrofes naturais, a população acabou não desenvolvendo o hábito de doar sangue regularmente.

Ainda segundo informações do MS, por ano, são coletadas 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, mas o ideal é que fossem coletadas 5,7 milhões, ou seja, cerca de 2 milhões de bolsas de sangue deixam de ser coletadas e se este número for multiplicado por quatro (que é número de pessoas que podem ser salvas com apenas uma doação), 8 milhões de pessoas não teriam dificuldade em receber transfusões de hemocomponentes.

O quadro é alarmante, mas só pode ser resolvido a partir da conscientização da própria população; por isso, doe sangue!

Mais doadores – Ainda segundo informações da Diretora do Banco de Sangue de Sertãozinho, está em consulta pública, desde o dia 02 de junho, uma norma alterando a idade para doação de sangue, que hoje é de 18 a 65 anos, para 16 a 68 anos. “Se isso for aprovado teremos mais 13,9 milhões de pessoas que ficarão aptas a doar sangue. Se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país”, analisou Doutora Cássia Pacca.

Por que doar – Doar sangue não enfraquece o organismo e durante a doação não existe risco de se contrair qualquer tipo de doença, já que os materiais utilizados no procedimento são de uso descartável. Depois da doação, os glóbulos vermelhos se recuperam de duas a três semanas após a doação, e os estoques de ferro, em 60 dias nos homens, e de 60 a 90 dias nas mulheres em idade fértil.

Doar sangue é um ato de solidariedade e, acima de tudo um ato de amor ao próximo! Procure o Banco de Sangue de Sertãozinho à rua Voluntário Otto Gomes Martins, nº 1.671 (ao lado do Pronto atendimento da Sermed), de segunda a sábado, das 07h às 12h, e entre para o time dos brasileiros que salvam vidas.

Requisitos básicos para doação de sangue

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

Pesar no mínimo 50 kg.

Estar descansado (ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com