TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Celulas

Artigos Científicos: Trabalho De Celulas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 – Quais os tipos de comunicação celular e por que não existe a comunicação celular por contato em células vegetais?

Esquema chave-fechadura (comunicação mecânica) realizada pelas enzimas e seus substratos.

Sinalizadores bioquímicos: o que acontece com os neurotransmissores, por exemplo. Embora não haja contato entre as células, a transmissão do impulso nervoso se dá pela ponte realizada pelos neurotransmissores de uma célula a outra;

Receptores de membrana: existem receptores em muitas células que são as responsáveis pela permissão de entrada de substâncias dentro da célula. Se a substância não tiver sincronia química com esses receptores, essa substância não entra.

Através de diferença de concentração de produto: de acordo com a quantidade de substâncias presentes dentro e fora da célula, pode ser dado "mensagens" bioquímicas com o intuito de modificar a polaridade da membrana plasmática, proporcionando a entrada ou saída da substância na célula;

Mensagens hormonais: são substâncias que seguem via corrente sanguínea e que tem por função mediatizar ações celulares. Isso acontece, por exemplo, com a insulina que se encontra presente no sangue. Nas células vegetais a presença da membrana impossibilita a comunicação.

Questão 2 - Quais os tipos de receptores encontrados na membrana plasmática e quais as diferenças entre eles?

Receptores ligados a canais iônicos, receptores ligados a proteína G; receptores ligados a enzimas; receptores integrais. Canais iónicos são poros formados por proteínas que ajudam a estabelecer e controlam a diferença de potencial (gradiente de voltagem) através da membrana plasmática da célula permitindo o fluxo de iões pelo seu gradiente eletroquímico. Receptores acoplados às proteínas G são uma grande família proteica de receptores transmembranares que captam sinais extracelulares e activam vias de transdução de sinal no interior da célula. Este tipo de receptores apenas é encontrado nos eucariotas, como é o caso das leveduras plantas, coanoflagelados, e animais. receptores integrais tem função hormonal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com