TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Produçao Animal 2

Ensaios: Trabalho De Produçao Animal 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Programa de revitalização da Fazenda Leite Maravilha

Situada na região de Itaboraí, Rio de Janeiro

Análise do local, pontuando as suas vantagens:

- Apresenta chuvas fracas, aumentando a solubilidade dos adubos químicos e diminuindo o risco de erosão. Não ocorre encharcamento do solo.

- Poucas nuvens, favorecendo a dispersão do calor, contribuindo para uma temperatura adequada do solo.

-Pouca umidade, desfavorecendo o cresimento de fungos.

- Alto índice de radiação solar, o que possibilita um bom crescimento das forrageiras.

- Ventos leves, o que facilita a transpiração do solo e mantém a forrageira em temperatura adequada.

Sr, Francisco, analisando a estrutura da sua fazenda, cheguei a conclusões para a melhoria da mesma, que se encontra atualmente degradada, precisando de reforma em todo o pastejo.

Utilizaremos a partir de agora o sistema de pastejo rotacionado, que vai permitir um melhor aproveitamento da sua área total de pastejo, construindo piquetes para possibilitar a rotação do pasto.

Será necessária também a mudança das forrageiras, visto que a buffel, que atualmente vigora, não é propícia para o clima de Itaboraí, que é quente e seco. E também é susceptível à pragas. Implantaremos a Brachiaria, mais conhecida como Braquiarão.

Padronização da Fazenda Leite Maravilha

Fizemos um comparativo das forrageiras para que o Sr. Entenda porque o Braquiarão foi eleito. Além de ela ser muito palatável e de fácil digestão, ela é resistente ao calor da sua região. Ela apresenta um teor de proteína de 8 a 11% e um plantio raso, de 2 a 4 cm.

Devemos ter leguminosas no pasto, como soja perene, feijão guandu, milho e amendoim forrageiro, pois além de ser um suprimento proteico para o gado, fornece nitrogênio para a pastagem e melhora as condições físicas do solo, reduzindo as pragas.

Porém na fazenda do Sr. Francisco nossos problemas encontravam-se nas plantas invasoras. Notamos que na fazenda muitos animais passavam por problemas gástricos, e com score corporal baixo (1), em várias áreas o capim não crescia, comprometendo o pasto e também a produção agrícola de pequeno suporte(milho e leguminosas).

Comparativo das forrageiras:

O sistema de pastejo rotacionado funciona dividindo o pasto em áreas de tamanhos iguais, fazendo um revesamento do gado, de acordo com o tempo de crescimento da forrageira, assim você garantirá qualidade do pasto o ano todo e economizará dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com