TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Thiago

Exames: Trabalho De Thiago. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema Cardiovascular

Introduçao:

O sistema cardiovascular tem como função primordial levar nutrientes e oxigênio às células. É um sistema fechado, constituído por vasos e por uma bomba percussora, o coração, que tem a função de levar um líquido avermelhado, o sangue, por toda a rede vascular.

O sistema cardiovascular apresenta dois tipos de vasos, as artérias e as veias. As artérias são mais resistentes, mais elásticas e mais flexíveis que as veias. Como regra geral, toma-se que todo o vaso que parte do coração é denominado artéria e que todo o vaso que chega ao coração é denominado veia. Independentemente de o sangue ser arterial (rico em oxigênio) ou venoso (rico em gás carbônico).

Funçoes:

Funções do sistema cardiovascular

O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência:

- transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.

- transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.

- transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.

- transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.

- intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.

- transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.

- distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.

- coagulação sangüínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sangüínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangüíneo.

Componentes:

- Coraçao:

O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito,sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoaadulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400gramas.O coração humano, como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades: duassuperiores, denominadas átrios (ou aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos. Oátrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrioesquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspideou mitral.A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção,sempre dos átrios para os ventrículos.

- Vasos sanguineos:

Os vasos sanguíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos seres-vivos, como o ser humano, por onde circula o sangue: artérias, arteríolas, vênulas, veias e capilares.

As artérias, arteríolas, veias e capilares sanguíneos, em conjunto, têm o comprimento de 160 000 km.

São artérias que dão passagem ao sangue. O sangue é lançado na artéria aorta. Ela se ramifica e forma artérias menores que se distribuem ao corpo, elas se chamam arteriólas, elas se ramificam pelo corpo e viram menores ainda (microscópicas) e são chamadas de capilares.

- Sangue:

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados; formado por uma porção celular de natureza diversificada - pelos "elementos figurados" do sangue - que circula em suspensão em meio fluido, o plasma. Em animais vertebrados o sangue, tipicamente vermelho, é geralmente produzido na medula óssea. Em animais invertebrados a coloração pode variar, mostrando-se em várias espécies, dada a presença de cobre e não ferro na estrutura das células responsáveis pelo transporte de oxigênio, azulado. 1 . O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com