TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Medicina Legal

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

Roteiro de Estudo para 2ª Avaliação Parcial de

 Medicina Legal

Prof Luciano Arantes 2º semestre / 2015

1. A energia cinética pode ser transferida com o uso de forças ou instrumentos utilizados em diferentes ações. Quais são elas? Faça um quadro relacionando a ação em que o instrumento é utilizado e o nome da lesão correspondente.

Em ação ativa:

• Segmentos de madeira, blocos rochosos, cassetetes, mãos e pés, coronha de armas, barra metálicas, martelo, machado (usado do lado oposto ao do gume), arcada dentária

• Em ação passiva:

• Solo, como por exemplo, em quedas (projeções)

 Lesões fechadas – pele não rompida

• Lesões abertas – pele rompida

2. Quais são os tipos de lesões produzidas por instrumentos em ação contundente. Separe-as em fechadas e abertas e descreva-as sucintamente.

Lesões fechadas Pele não rompida
a) Rubefação: Energia é baixa, a lesão é mais simples, há presença de hiperemia (vermelhidão), dilatação de capilares e vênulas locais, aparece em aproximadamente 1 minuto e persiste por aproximadamente 10 minutos.

b) Tumefação: Energia é um pouco mais intensa que a anterior, é sempre acompanhada pela hiperemia, há elevação e palidez da pele na área central do impacto, aparece em aproximadamente 1-3 minutos e persiste por mais tempo que a hiperemia.

c) Equimose: Infiltração do sangue nas malhas dos tecidos, normalmente devido à rotura de capilares, vênulas e arteríolas. Eventualmente, podem denunciar o instrumento que as causou. Tem espectro equimótico – evolução cromática das equimoses – que passam pelas cores Vermelho-violácea, Azulado, Esverdeado e Amarelado.

d) Hematoma: trata-se de uma hemorragia que, pelo seu volume e velocidade de formação, afasta os tecidos vizinhos e ocupa um espaço próprio, formando uma nova cavidade.

e) Bossa Sanguínea e Serosa: É um aumento de volume nos tecidos por coleção de
Líquido que os infiltra intensamente, decorrente de distúrbio circulatório localizado·.

f) Entorce: É o estiramento da cápsula de uma articulação, com ou sem rotura do ligamento. 

g) Luxação: É o deslocamento permanente das superfícies articulares

h) Fratura: É uma solução de continuidade do osso de origem traumática na maioria dos casos

i) Rotura Visceral: Rompimento das vísceras abdominais e torácicas, como resultado de um impacto sobre o tronco ou por compressão forte e progressiva desse segmento.

Lesões abertas
a) Escoriação: o arrancamento traumático da epiderme.

b) Ferida contusa: é a solução de continuidade causada pela ação contundente.

c) Esmagamento: São lesões em que todos os planos anatômicos de um segmento do corpo são comprimidos e triturados pelo agente contundente

3. Mencione cinco instrumentos distintos e os tipos de lesões que eles podem produzir dependendo do tipo de ação em que eles forem utilizados.

 Instrumentos Perfurantes: com ponta continuada, afastando os elementos dos tecidos, pode ter calibre pequeno ou médio, Ferida Punctória: podem ser superficiais, penetrantes ou transfixantes;

Instrumentos cortantes: deslizamento e leve pressão por uma borda aguçada, gume ou fio, podem causar mutilação nas extremidades do corpo, Feridas Incisas: Bordas regulares, vertentes planas e ângulos muito agudos, Nomes específicos, Esgorjamento: feridas no pescoço, Degolamento: ferida profunda no pescoço, lesões de defesa: nas mãos e antebraços, lesões de hesitação: escoriações lineares ou pequenas lesões.

Instrumento pérfuro-cortantes: possui uma ponta ou mais gumes, Ferida pérfuro-incisa: predomínio nítido, podem ser superficiais, penetrantes ou transfixantes,

Instrumento Corto-contudentes: grande massa, atua por pressão, Ferida corto-contusa: retas e apresentam bordas afastadas, com escoriações.

Instrumentos pérfuro-contudentes: atua por uma ponta com pressão, e produz em forma de túnel, Ferida pérfuro-contusa

4. Orifícios de entrada de projetil de arma de fogo apresentam características primárias e secundárias. Quais são elas? Descreva-as sucintamente, diferenciando-as.

Tem o aspecto circular, quando o projetil penetra perpendicularmente ao plano cutâneo

E o aspecto Ovalar ou em Fenda, quando o projetil penetra obliquamente,

Aspecto poligonal, quando o projetil é disparado com a boca do cano encostado na pele

E atípica quando antes de penetrar a pele sofre deformação em sua ogiva, ou se fragmenta ao ricochetear em uma superfície rígida,

5. Cite quatro sinais encontrados associados a orifícios produzidos por projetil de arma de fogo. Quais deles podem ser utilizados para oferecer o diagnóstico diferencial de distância de disparo? Quais podem ser utilizados para inferir sobre trajetória de disparo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com