TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Resonáncia Magnética

Por:   •  12/7/2017  •  Artigo  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

DIAGNÓSTICO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA EM MIOMAS UTERINOS

DIAGNOSIS BY MAGNETIC RESONANCE IN UTERINE MIOMAS

.

Daniel Monteiro Silva.

 

.

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo principal informar ao leitor, através de referências bibliográficas e diversos artigos informações acerca de como se dá o diagnostico por ressonância magnética em miomas uterinos, dentre as quais explicita sobre o que é, qual é a sua classificação, sintomas e diagnóstico com possíveis tratamentos. Com o passar dos anos a necessidade de conhecer sobre esta doença, vem aumento, e com isso o mundo científico vem descobrindo formas de avaliar e identificar os níveis desse tumor.

Palavras-chave: Ressonância Magnética, Miomas

Abstract

The main objective of the present work is to inform the reader, through bibliographical references and several articles, about the diagnosis of magnetic resonance imaging in uterine fibroids, among which is explicit about what it is, what is its classification, symptoms and Diagnosis with possible treatments. Over the years the need to know about this disease has increased, and with this the scientific world has been discovering ways to evaluate and identify the levels of this tumor.

Keywords: Magnetic Resonance Imaging, Fibroids

1. Introdução

Com a constante inovação e descobrimento da ciência, muito se têm aprendido com um tratamento inovador que é a ressonância magnética. Graças à variedade de detalhes que se pode obter sem a necessidade de raios-X, a ressonância magnética RMN, pode encontrar uma variedade de anormalidades no corpo humano, o que muitas vezes é difícil de encontrar através de outros exames.

Esse método é uma ferramenta importantíssima para o auxilio ao diagnóstico de um tumor conhecido por leiomioma. O termo leiomioma é um termo cientifico Leio= liso+ mio= músculo + Oma = tumor), ou seja, significa tumor no músculo liso. Onde se reproduz a mesma fibra muscular, com arquitetura modificada dentro do miométrio.

Normalmente o mioma uterino ataca pessoas com histórico familiar, obesos, mulheres negras possui 73% de chances de contrair esse tumor, mulheres que teve a menarca precoce. A idade é um forte fator indicativo, mulheres de 25 a 30 anos tem a incidência de 0,31%, já para mulheres de 45 a 50 anos possui 20x mais a chance de possuir o mioma uterino. Há incidências também para mulheres que fazem uso do tabagismo.

Este tumor é comum na idade fértil, desde a menarca até a menopausa, onde uma a cada cinco mulheres pode desenvolvê-la. Ao ser examinada a paciente pode receber exames específicos do profissional para diagnosticar o possível tumor uterino e prováveis tratamentos.

2. Diagnóstico por ressonância Magnética em miomas uterinos

Um tumor de natureza benigna bastante comum entre mulheres é o mioma uterino, conhecido cientificamente por leiomiomas ou fibromas. É um mioma que cresce desde o tecido muscular liso do útero e contém quantidade variável de tecido conjuntivo fibroso. Apresenta-se em quase 50% das mulheres, a localização, o tamanho, e os números de nódulos é variável. .

 Possui como sintomas principais na medida em que se desenvolve dor, infertilidade, o aumento do volume menstrual conhecido como menorragia, podendo causar anemia, sangramento fora de hora, dor durante a menstruação conhecida como dismenorréia, sensação de pressão pélvica, aumento do volume abdominal e aumento na frequência urinária. Normalmente os sintomas têm um lento crescimento e em alguns casos as mulheres não apresentam os sintomas.

O leiomiomas se classifica como;

- Mioma submucoso: Um dos tumores mais comuns encontra se mais próximo da cavidade uterina.

-Mioma subseroso: Os sintomas desse tumor normalmente não aparecem, só em casos de grande volume, e ele se encontra na porção mais externa da parede uterina.

-Mioma intramural: Esse tumor nasce e permanece na parede uterina.

-Mioma Pediculados: Esse tumor fica ligado ao útero através do pedículo.

Através dos exames rotineiros ginecológicos, pode se identificar anormalidades dentre as quais com os exames mais detalhados tem se a necessidade de imagem.

Um dos métodos mais fiéis para o diagnostico do mioma uterino se dá através da ressonância magnética, onde se esquematiza informações sobre a localização número, volume, diagnostico, caracteriza e vasculariza de forma mais detalhada os miomas.  

Esse processo além de usar um potente campo magnético, utiliza um computador, pulsos de radiofrequência e usa uma antena de bobina de recepção para medir esse sinal que toma posse do conhecimento anatômico. Como essa imagem é mais sensível a natureza molecular dos tecidos mostra uma perfeita resolução de contrastes. O seu diagnostico acontecerá através de comparações entre o sinal produzido no tecido normal e o sinal produzido no tecido alterado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com