TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Diversos

Trabalho Escolar: Trabalhos Diversos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  507 Visualizações

Importância dos Fungos na Indústria

Alguns tipos de cogumelo são usados na nossa alimentação, como é o caso do basidiomiceto Agaricus campestris; ascomicetos como a Morchella esculenta, que depois de secos, constituem finíssima iguaria.

* Produção de pão

As leveduras são fungos microscópicos. O levedo Saccharomyces cerevisae, é empregado na fabricação de pão. Nessa produção, é o gás carbônico obtido na fermentação de açúcares, que interessa; as bolhas microscópicas desse gás, eliminadas pelo levedo na massa, contribuem para tornar o pão leve e macio.

* Produção de bebidas alcoólicas

A produção dos diferentes tipos de bebida alcoólica varia de acordo com o substrato fermentado, com o tipo de levedura utilizada e com as diferentes técnicas de fabricação. Depois da fermentação, certas bebidas passam por processos de destilação, o que aumenta sua concentração em álcool. Exemplos de bebidas destiladas são a aguardente, ou pinga, obtida a partir de fermentado de cana-de-açúcar, o uísque, obtido de fermentados de cereais como a cevada e o centeio, e o saquê, obtido a partir de fermentados de arroz.

* Produção de queijos

Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis por seu sabor característico. Os fungos Penicillium roquefortii e Penicillium camembertii, por exemplo, são utilizados na fabricação de queijos tipos roquefort e camembert respectivamente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com