TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Diversos

Trabalho Escolar: Trabalhos Diversos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

SEBASTIANA MIRANDA DE SOUSA RODRIGUES

IMPACTOS GERADOS PELA DISPOSIÇÃO DE

RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Boa Vista - RR

2011

SEBASTIANA MIRANDA DE SOUSA RODRIGUES

IMPACTOS GERADOS PELA DISPOSIÇÃO DE

RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

Prof. Luciana Andréa Pire

Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima

Thiago Augusto Domingos

Willian Luiz da Cunha

Boa Vista - RR

2011

1. INTRODUÇÃO

Na introdução você deve redigir um texto de forma resumida apresentando o que será desenvolvido durante o trabalho e dentro do tema proposto: Impactos Gerados Pela Disposição de Residuos Sólidos Urbanos e Suas Implicações Para a Recuperação de Áreas Degradadas.

Deve estar claro para o leitor a que se destina e a finalidade do trabalho.

Você pode utilizar aqui, alguns trechos com citações de autores ou pequeno trecho de alguma legislação, mas não esqueça que sempre que utilizar trechos que não são de sua autoria, deve indicar o nome e a data de publicação. Veja o arquivo no anexo enviado por email mais orientações sobre citações e pesquisa: CITAÇÕES - Orientações e exemplos (resumido).doc

Foi especificado para o trabalho um número de 3 a 7 páginas. Procure escrever 1 página na Introdução.

2. DESENVOLVIMENTO

O Desenvolvimento é a parte principal do trabalho, nele descreve de forma ordenada e pormenorizada os assuntos que serão tratados.

Foram solicitados os seguintes tópicos:

2.1 Disposição de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos):

2.1.1 Situação atual

Neste tópico você deve fazer um levantamento da situação dos Resíduos Sólidos que são Gerados em seu Município, segue alguns exemplo: Lixo orgânico (coleta, transporte e destinação final), coleta seletiva, resíduos da construção civil, Resíduos Hospitalares, varrição, capina e roçagem, poda de árvores, entre outros. Paralelamente verifique as Resoluções do CONAMA e ANVISA ou outras legilações pertinentes ao assunto. Pode acrescentar alguns artigos de legislação ao longo do texto que achar importante, mas nunca coloque trechos muitos longo de legislação, acrescente o que acha mais relevante.

2.1.2 Principais problemas causados

Quais são os problemas que são causados durante o processo geração, coleta, transporte e destinação final. Problemas estes causados aos seres vivos e ao meio ambiente (solo, atmosfera (ex: queima do lixo), aguas superficiais e subterraneas, entre outras. Podem acrescentar informações através de Revisão Bibliográficas de autores de renome dentro da área ambiental ou de legislação especifica. Sempre citando a fonte e a data, bem como o artigo e data se legislação.

2.1.2 Técnicas aplicadas na recuperação de áreas degradadas por esta atividade

Neste item você deve indicar por cada atividade quais as técnicas utilizadas para a recuperação das áreas degradadas. Ex: na área da disposição final desses Residuos Sólidos Urbano que pode ser Aterro Sanitário, Aterro controlado, Lixão a céu aberto.., Aterros Industriais ...). Se escreverem sobre as técnicas utilizadas em um Aterro Sanitário tem este manual bem interessante http://www.conder.ba.gov.br/manual_aterro.pdf. Um lixão a céu aberto sem as devidas técnicas empregadas podem causar muito danos ao meio meio ambiente, como erosão pela falta denagem pluvial, a falta de manta que pode ocasionar a contaminação dos solos e das águas subterraneas, falta de dreno vertical para a saida do gas, falta de dreno e tratamento para saída de chorume que pode contaminar solo, aguas superficiais e subterraneas, a falta de tecnicas para disposição do lixo como compactação e camada de terra pode ocasionar desmoronamento, entre outras). Outro exemplo é descrever a técnica utilizada para a recuperação de uma área degradada proveniente da deposição irregular do lixo pela população, caçambas, carroceiros...

O número de páginas pode ser de 1 a 5 páginas

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este item não devem ter citações, deve utilizar linguagem própria, apresentando suas conclusões daquilo que desenvolveu durante o seu trabalho e tendo como foco o que foi solicitado.

Tamanho - meia a 1 página.

4. REFERENCIAS BIBLOGRÁFICAS

Todas as informações que pesquisaram e foram citadas seja de livros, da Internet, revistas, jornais, fotos, figuras, devem ser colocadas neste tópico. Procurem deixar de acordo com as normas da ABNT que podem encontrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com