TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajeto Do Bolo Alimentar

Casos: Trajeto Do Bolo Alimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  5.928 Palavras (24 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 24

sumario

INTRODUÇAO

Bolo alimentar é o nome dado ao alimento que foi mastigado juntamente com a saliva, ficando uma pasta mole,para isso ocorrer tudo depende de um processo,que inicia-se pela boca,glandulas salivares e segue pela faringe,esofago,intestini delgado,intestino grosso e termina no ânus.

As enzimas acrescida ao bolo alimentar durante ao processo de digestão ocorre,sendo elas: amilase salivar, pepsina, Tripsina e Quimiotripsina de

Amilase pancreática, Lipase pancreática, nucleases e bicarbonato de sódio

As vias bilares extra-hepáticas são composta pelos ductos hepáticos, vesículas biliar,ducto cístico e ducto colédoco. As vias biliares extra-hepáticas são um importante meio de excreção do organismo, A vesícula biliar tem o papel de concentrar a bile, retirando água da mesma, e desta maneira auxilia na digestão. O estudo da anatomia funcional permite a segmentação hepática baseada na distribuição dos pedículos porta e a localização das veias hepáticas. O fato de a ligadura dos ramos venosos terminais provocar necrose do parênquima hepático drenado por estas veias .

Sistema urinário é formado por: dois rins direto e esquerdo, ureteres são dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga que funciona como um reservatório temporário para o armazenamento da urina é um órgão muscular oco, elástico, que nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero e a uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo,que são diferente entre homes e mulheres.

O aparelho reprodutor ele pode ser tanto masculino, quanto feminino e são composto por órgãos interno e externos em ambos os sexos. O sistema reprodutor masculino é formado por testículos ou gônadas,

vias espermáticas, epidídimo, canal deferente, uretra, pênis, escroto

glândulas anexas, próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais.

E o feminino é formado pelas gônadas (ovários) que produzem os óvulos, as tubas uterinas, que transportam os óvulos do ovário até o útero e os protege, o útero, onde o embrião irá se desenvolver caso haja fecundação, a vagina e a vulva.As mamas também fazem parte dos orgãos reprodutores, são formadas por um conjunto de glândulas, que tem como função principal a produção de leite. Desenvolve-se no embrião na região anterior do tórax, entre a segunda e sexta costela, na chamada “linha do leite”, que se estende da axila à região inguinal, onde podem persistir formando as chamadas mamas acessórias na idade adulta.

Adivisão anatomica do sitema nervoso Está dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo, medula espinhal) e sistema nervoso periférico (encéfalo, nervos, espinha e gânglios).

Os neurônios (células nervosas com seus prolongamentos) são transportadores de estímulos para o encéfalo ou medula, chamadas de aferentes (SNC). Transportam estímulos para os músculos e glândulas, chamadas de eferentes. Com a junção destes dois neurônios os denominamos neurônios de associação.

As células do neurônio aferente estão acumuladas no tecido nervoso, e são chamadas de gânglios das raízes dorsais.

O neurônio eferente está acumulado no interior da medula.

Os movimentos do músculo esquelético são dominados pelas fibras do sistema nervoso periférico, por meio do sistema nervoso central.

O crânio tem como função o abrigo do encéfalo e da medula.

Existem três meninges que envolvem o sistema nervoso central. Piamáter é a primeira meninge; aracnóide é a membrana secundária, e a duramáter é a membrana terciária. O cérebro é dividido em lobos denominados frontal, parietais, temporais e occipitais. Cada lobo está relacionado ao controle de uma determinada função orgânica. O cérebro é dividido em lobos denominados frontal, parietais, temporais e occipitais. Cada lobo está relacionado ao controle de uma determinada função orgânica.

1)Descrever o trajeto do bolo alimentar e durante seu transito pelo canal alimentar,indicar qual enzima é acrescida ao bolo alimentar durante o processo de digestão e me qual local ocorre a liberação da enzima.

Bolo alimentar é o nome dado ao alimento que foi mastigado juntamente com a saliva, ficando uma pasta mole,para isso ocorrer tudo depende de um processo,que inicia-se pela:

 Boca

A boca é a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. Ao ingerir alimentos, estes chegam à boca, onde serão mastigados pelos dentes e movimentados pela língua. Acontece a digestão química dos carboidratos, onde o amido é decomposto em moléculas de glicose e maltose.

 Glândulas Salivares

A saliva é composta por um líquido viscoso contendo 99% de água e mucina, que dá a saliva sua viscosidade. É constituída também pela ptialina ou amilase, que é uma enzima que inicia o processo da digestão do glicogênio.

 Faringe

A Faringe é um tubo que conduz os alimentos até o esôfago.

 Esôfago

O Esôfago continua o trabalho da Faringe, transportando os alimentos até o estômago, devido aos seus movimentos peristálticos (contrações involuntárias)

 Estômago

No estômago, órgão mais musculoso do canal alimentar, continua as contrações, misturando aos alimentos uma solução denominada suco gástrico, realizando a digestão dos alimentos protéicos. O suco gástrico é um líquido claro, transparente e bastante ácido produzido pelo estômago.

 Intestino Delgado

O intestino delgado é um órgão dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. A primeira parte do intestino delgado é formada pelo duodeno que é a seção responsável por receber o bolo alimentar altamente ácido vindo do estômago, denominado quimo. Para auxiliar o duodeno no processo digestivo, o pâncreas e o fígado fornecem secreções antiácidas.

O pâncreas produz e fornece ao intestino delgado, suco pancreático, constituído de íons bicarbonato, neutralizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com