TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtonos Biopisicosociais Do Climaterio

Trabalho Universitário: Transtonos Biopisicosociais Do Climaterio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  3.501 Palavras (15 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 15

Transtornos biopsicossociais do climatério e as intervenções de enfermagem

Camila de oliveira carvalho 1

Ludmila Vasconcelos 1

Edmundo A. F. Lara1

Adilson de Souza 1

Aparecida Horta 2

RESUMO

O climatério é a fase da existência da mulher compreendida entre o final da vida reprodutora e a senescência, marcada por alterações importantes como a menopausa. O climatério uma fase da vida da mulher na qual ocorrem principalmente mudanças hormonais com conseqüências físicas, psicológicas e sociais, é um momento de considerável estresse e, portanto, de risco para o desenvolvimento da depressão E tem como objetivo Identificar os sinais e sintomas do climatério;Identificar os motivos dos transtornos biopsicossociais e mostrar a importância do papel do enfermeiro com as mulheres no climatério.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva onde as informações foram extraídas de livros e artigos científicos.Os estudos evidenciam que a assistência de enfermagem são de grande importância a promoções de ações educativas individuais e coletivas.

Palavras chave: climatério, enfermagem, Menopausa, Desenvolvimento

Biopsychosocial disorders of the climacteric and nursing interventions.

ABSTRACT

Menopause is the stage of the existence of women between the end of life and reproductive senescence, marked by important changes like menopause. The climacteric phase of a woman's life in which they occur mainly hormonal changes with physical, psychological and social, is a time of considerable stress, and therefore at risk for the development of depression and aims to identify the signs and symptoms of menopause ; identify the motives of biopsychosocial disorders and show the important role of nurses with women in climatério.Trata is a descriptive literature which the information was drawn as of books and articles científicos.Os studies have shown that nursing care are great importance to promotion of educational individual and collective.

Keywords: menopause, nursing, menopause, Development

1 Acadêmicos do 8° período da Graduação de Enfermagem.Universidade Salgado de Oliveira. UNIVERSO/BH. Email: camilacarvalho96@yahoo.com.br

2 Docente da Universidade Salgado de Oliveira. UNIVERSO/BH. Email:

1 INTRODUÇÃO

O climatério é a fase da existência da mulher compreendida entre o final da vida reprodutora e a senescência, marcada por alterações importantes como a menopausa.

O climatério é uma fase da vida da mulher na qual ocorrem principalmente mudanças hormonais com conseqüências físicas, psicológicas e sociais, é um momento de considerável estresse e, portanto, de risco para o desenvolvimento da depressão. (NEIVAS, 2006).

O climatério pode ser dividido em três fases distintas:

A) Dos 35 aos 45 anos – período em que surgem os primeiros sinais de esgotamento folicular do ovário com aumento da incidência de ciclos anovulatórios. Clinicamente é caracterizado por irregularidades menstruais, episódios de hemorragia uterina disfuncional e Síndrome Pré-menstrual. Apesar da queda significativa da fertilidade natural da mulher nesse período, ainda é necessária anticoncepção adequada.

B) Dos 45 aos 55 anos – na maioria das mulheres brasileiras, é a época em que ocorrerá a menopausa. Também é o período de maior incidência da síndrome climatérica onde se destacam as ondas de calor (fogachos), a sudorese noturna e os sintomas próprios da atrofia urogenital (dispareunia, sensação de ressecamento vaginal e incontinência urinária).

A anticoncepção, se necessária, poderá ser mantida até que o diagnóstico de menopausa esteja bem estabelecido, com método adequado a essa faixa etária. Caso necessário e se não houver contra-indicações absolutas, poderá ser instituída a terapia hormonal (TH).

C) Dos 55 aos 65 anos – nessa fase, nosso objetivo é aumentar o número de idosos saudáveis e independentes, capazes de manter as funções físicas e mentais; predominam as ações de prevenção secundária do processo de envelhecimento, prevenção da osteoporose, das doenças cardiovasculares e do câncer de mama. A incidência de câncer de colo uterino diminui acentuadamente nessa fase, podendo haver maior espaçamento na coleta de citologias. Após os 70 anos, a diminuição de incidência do câncer de mama já não justifica a manutenção dessas pacientes nos protocolos de rastreamento. (SILVA, 2003).

Segundo a Sociedade Brasileira do Climatério 2005, durante o climatério, ocorrem sintomas desagradáveis, fogachos (ondas de calor) que, freqüente, estão associados a suores intensos e, às vezes, a tonturas e palpitações. Suores noturnos, que fazem a mulher acordar à noite, prejudicando-lhe o sono. Depressão e irritabilidade, que podem ser agravadas por problemas domésticos e no trabalho. Alterações nos órgãos sexuais, como por exemplo, coceira e secura vaginal, que causam dor e desconforto durante as relações sexuais. Diminuição do tamanho das mamas e perda de sua firmeza. Perda de elasticidade da pele, principalmente da face e a do pescoço. Os ossos ficam mais porosos e frágeis (osteoporose), o que leva ao encurvamento da coluna e ao aumento do risco de fraturas, principalmente nos quadris. Aumentam as gorduras que circulam no sangue e que se depositam na parede das artérias, levando à aterosclerose, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares como infartos, "derrames" cerebrais e hipertensão.

Essas transformações são normais dessa fase, levando muitas mulheres a passar por problemas como preocupações mais intensas, ansiedade excessiva, depressão, mal-estar, irritabilidade, insônia, medo da velhice, sensação de inutilidade, entre outros. Acredita-se que estes sintomas e alterações dependem da história de vida de cada mulher. (SILVA, 2003).

Segundo o manual de atenção a mulher no climatério/menopausa 2008, o climatério não é uma doença e sim uma fase natural da vida da mulher e muitas passam por ela sem queixas ou necessidade de medicamentos, outras têm sintomas que variam na sua diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com