TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: A Relevância Da Atuação Da Enfermagem Frente à Saúde Da Mulher

Ensaios: CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: A Relevância Da Atuação Da Enfermagem Frente à Saúde Da Mulher. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  7.599 Palavras (31 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 31

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: a relevância da atuação da enfermagem frente à saúde da mulher

Telma Aparecida da Silva

Arcos

2011

Telma Aparecida da Silva

CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: a relevância da atuação da enfermagem frente à saúde da mulher

Monografia apresentada ao curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do titulo de bacharel em Enfermagem.

Orientadora: Professora Mestra Maristela Julia Fernandes.

Arcos

2011

CLIMATÉRIO/MENOPAUSA:

A relevância da atuação da enfermagem frente à saúde da mulher

Monografia apresentada ao curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do titulo de enfermeiro.

_______________________________________________________________

Professora Mestra Maristela Julia Fernandes (orientadora)-PUC Minas

_______________________________________________________________

Professora Ângela Margarete Mendonça Costa (Co-orientadora)-PUC Minas

_________________________________________________________________

Professora Mestra Juliana Ladeira Garbaccio

_________________________________________________________________

Professor Doutor Roberto Queiroga Lautner

Arcos

2011

Agradecimentos

Agradeço a Deus pelas oportunidades que me foram dadas na vida, principalmente por ter conhecido pessoas especiais, mas também por ter vivido fases difíceis, que foram de grande importância para meu crescimento e aprendizado.

Não posso deixar de agradecer aos meus pais Irineu e Cidinha, sem os quais não estaria aqui, por terem me oferecido condições para me tornar a profissional e a mulher que sou, e por me mostrarem a importância dos estudos.

Ao meu irmão Edvaldo, pela força e pelos conselhos oferecidos neste período de faculdade. À minha irmã Mônica que mesmo em silêncio me oferecia a força que precisava. Muito obrigada por fazer parte da minha vida.

Ao meu noivo por ser meu porto seguro, pelas inúmeras vezes que ouviu meu choro e que atentamente me aconselhou me tornando mais segura a cada dia. Obrigada por fazer parte da minha vida.

À minha orientadora Maristela, que me ofereceu bons momentos de discussão sobre o tema a ser abordado, pela sua calma, pelos conselhos oferecidos. Por dedicar seu tempo em tirar dúvidas e medos.

Às diversas pessoas que auxiliaram na construção desse trabalho, principalmente a professora Ângela Margarete, pelos seus ensinamentos e dicas profissionais.

Aos meus amigos de sala, em especial Joana, Eliana, Daniel, Fernanda, Luis Antônio, Adael, Lys Paula, Carem, Emeline, Sabrina, Silvana, Giselle, Michelle, Kathiene, Rejane. Por momentos especiais que passamos juntos, momentos de descontração, de risadas, de estresse... Ficarão saudades destes momentos.

A vocês todos, muito obrigada!

Resumo

O climatério é definido como um período de transição entre os anos reprodutivos e não-reprodutivos da mulher, caracterizado por alterações metabólicas, incluindo o esgotamento dos folículos ovarianos, que tem como resultado a queda dos níveis de estrogênio e progesterona, trazendo mudanças significativas à vida da mulher, dentre as quais podem-se destacar as alterações da sexualidade, da fertilidade, os sinais e sintomas, aspectos reprodutivos e distúrbios urinários. Segundo o Ministério da Saúde, o climatério inicia-se por volta dos 40 anos e estende-se até os 65 anos de idade. O presente trabalho apresenta como objetivo principal promover uma reflexão acerca das possíveis contribuições do profissional da enfermagem na assistência às mulheres climatério/menopausadas. A metodologia utilizada consistiu na realização de uma revisão bibliográfica, através da busca de artigos científicos publicados entre 1988 a 2009 nas bases de dados da MEDLINE. Conclui-se que o profissional de enfermagem deve buscar uma percepção geral das mudanças e sintomas inerentes à fase do climatério e desenvolver um trabalho participativo, direcionando um olhar mais holístico para essas mulheres.

Palavras-chaves: Climatério/menopausa; mulheres; contribuições da enfermagem.

Abstract

Menopause is defined as a period of transition between the reproductive years and non-reproductive women, characterized by metabolic changes, including the depletion of ovarian follicles, which results in falling levels of estrogen and progesterone, bringing significant changes to life of women, among which one can highlight the changes in sexuality, fertility, the signs and symptoms, reproductive issues and urinary disorders. According to the Ministry of Health, menopause begins around age 40 and extends until 65 years of age. This work has as main objective to promote a reflection about the possible contributions

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com