TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose

Seminário: Tuberculose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2014  •  Seminário  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 3

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. Pode-se contrair TB ao inalar gotículas de ar provenientes de uma tosse ou um espirro de uma pessoa infectada. Essa é denominada TB primária. A maioria das pessoas se recupera da infecção de TB primária. A infecção pode permanecer latente (adormecida). No entanto, em algumas pessoas ela pode se manifestar novamente (doença ativa). Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges e entre outros.

Sintomas da TB pulmonar: tosse inicialmente seca e que após 4 semanas contém catarro, pus e sangue; Febre, especialmente ao entardecer e à noite; Dor torácica; Suor noturno exagerado que chega a molhar o lençol; Dificuldade respiratória. Sintomas da TB extrapulmonar: As formas extrapulmonares da tuberculose têm seus sinais e sintomas dependentes dos órgãos e/ou sistemas acometidos.

Diagnóstico: Existem vários métodos para o diagnóstico, geralmente são usados em conjunto. Baciloscopia do escarro: A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar. A boa amostra de escarro é a proveniente da árvore brônquica, obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea). Radiológico: A radiografia de tórax é método diagnóstico de grande importância na investigação da tuberculose. Deve ser solicitada para todo o paciente com suspeita clínica de TB pulmonar. Teste de tuberculina (PPD): consiste na inoculação intradérmica de um derivado protéico do M. tuberculosis para medir a resposta imune celular a estes antígenos. É utilizada, nas pessoas (adultos e crianças), para o ver se está infectada pelo M. tuberculosis. Na criança também é muito importante como método coadjuvante para o diagnóstico.

Tratamento: é feito com 4 drogas na fase de ataque (2 meses) do tratamento com isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol. Na fase de manutenção (quatro meses subseqüentes) utilizam-se rifampicina e isoniazida. Este tratamento dura 6 meses e leva à cura da doença;

Profilaxia: a vacinação com BCG no recém-nascido, protege as crianças e os adultos jovens contra as formas graves de tuberculose. A eficácia da vacina está entre 75 e 85%. Pessoas com os sintomas da TB associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.

Transmissão: se dá de indivíduo para indivíduo, por bactérias eliminadas por gotículas da fala e que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz. Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas dos doentes. A hanseníase não é uma doença muito contagiosa. Sua instalação e desenvolvimento dependem da resposta do organismo invadido pela bactéria.

Sintomas: Manchas esbranquiçadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com