TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Manipulação De Genética

Trabalho Universitário: Técnicas De Manipulação De Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  1.590 Visualizações

Página 1 de 4

Técnicas de Manipulação genética

A engenharia genética permite manipular diretamente genes de determinados organismos, possibilitando isolar e transferir genes responsáveis pela produção de certas substâncias, para outros seres vivos que não produzam essas substâncias, de modo a serem funcionais nesses seres.

DNA Recombinante.

A técnica de DNA recombinante permite juntar na mesma molécula de DNA genes provenientes de organismos diferentes, ou seja, possibilita retirar genes de uma espécie e introduzir num microrganismo, que posteriormente se vai multiplicar e assim produzir inúmeras copias desse gene e consequentemente o produto desse gene. É possível, por exemplo, introduzir um gene humano, numa bactéria, para que elas produzam uma determinada proteína humana.

Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.

A engenharia genética oferece a partir do estudo e manuseio biomolecular (também chamado de processo biológico e molecular), a obtenção de materiais orgânicos sintéticos. Os processos de indução da modificação genética permitiram que a estrutura de sequencias de bases completas de DNA fossem decifradas, portanto facilitando a clonagem de genes.

A clonagem de genes é uma técnica que está sendo largamente utilizada em microbiologia celular na identificação e na cópia de um determinado gene no interior de um organismo simples empregado como receptor, uma bactéria, por exemplo. Este processo é muito importante na síntese de alguns subprodutos utilizados para o tratamento de diversas enfermidades.

Tipos de manipulação genética

Existem de 2 tipos de manipulação genética o indireto e o direto.

Indireta

O tipo indireto possibilita a um animal diferente do humano com características compatíveis com o sistema imunológico humano, com o intuito de utilizar os seus órgãos e prevenir a rejeição dos mesmos. Os seres mais utilizados são porcos, chimpanzés, babuínos.

Direta

O tipo direto (manipulação do genoma humano) diz respeito á retirada dos genes embrionários que portam deficiências hereditárias como cancro, artrite, diabetes, cistite fibrosa, algumas formas de epilepsia, Alzheimer e pelo menos uma centena de doenças genéticas.

Num futuro próximo, este tipo de manipulação, através da descodificação do código genético humano em curso poderá possibilitar a manipulação de forma precisa dos genes dos seres humanos, de modo a realizar algo semelhante ao que se faz com as plantas e animais.

Prós e Contras das Plantas Transgênicas

Diretamente relacionadas com a polemica mundial, relativa a produção e consumo de plantas transgênicas, estão as vantagens e desvantagens das mesmas, e que tem funcionado como poderosos objetos de refutação de opiniões.

Vantagens

• Possibilidade da utilização de genes que não poderiam ser obtidos pela hibridação.

• Possibilidade de introdução de um gene específico sem a necessidade de cruzamentos e retro-cruzamentos.

• Possibilidade de diminuição do número de gerações e tempo necessário para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com