TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise de dois períodos da trajetória de consolidação e legitimação científica e social da tripanossomíase americana ou doença de Chaga

Abstract: Uma análise de dois períodos da trajetória de consolidação e legitimação científica e social da tripanossomíase americana ou doença de Chaga. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Abstract  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 4

Identifique no texto abaixo qual dos dois métodos, dedutivo ou indutivo, é preponderante no exemplo, justificando a sua resposta. (1,0 ponto).

Resumo: O objetivo do artigo é analisar b) Identifique no texto abaixo qual dos dois métodos, dedutivo ou indutivo, é preponderante no exemplo, justificando a sua resposta. (1,0 ponto).

Resumo: O objetivo do artigo é analisar dois períodos da trajetória de consolidação e legitimação científica e social da tripanossomíase americana ou doença de Chagas, descoberta em 1909 no interior de Minas Gerais por Carlos Chagas, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz. Primeiramente, a fase das pesquisas em Lassance, durante a vida de Chagas, quando foram formulados os enunciados básicos sobre a doença e, em seguida, a atuação, nas décadas de 1940 e 1950, do grupo de pesquisadores reunidos no Centro de Estudos e Profilaxia da Moléstia de Chagas na cidade mineira de Bambuí. Consideramos que a descoberta da tripanossomíase americana, no sentido da validação dos conhecimentos que tornaram a doença um objeto estabelecido e aceito, deu-se mediante um processo longo que ultrapassou não somente o episódio de identificação da nova doença, mas inclusive o período em que, em Lassance, as pesquisas foram ampliadas por Chagas e seus colaboradores. Nossa hipótese é a de que o trabalho desenvolvido em Bambuí foi responsável por garantir um acordo básico em torno da especificidade patológica e da relevância social da doença, a partir do qual esta tornou-se efetivamente reconhecida tanto como fato científico estabelecido quanto como problema de saúde pública.

Fonte: KROF, Simone Petraglia; AZEVEDO, Nara; FERREIRA, Luiz Otávio.Doença de Chagas: a construção de um fato científico e de um problema de saúde pública no Brasil . Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v5n2/7100.pdf> . Acesso em: 9 maio 2013.

Questão 2

Os métodos de pesquisa, quanto a finalidade, são classificados em pesquisa exploratória, descritiva ou explicativa. Observe com atenção o exemplo abaixo e identifique qual dos três tipos de pesquisa citados acima é predominante, justificando a sua resposta. (2,0 pontos).

Os experimentos de Pasteur

Somente por volta de 1860, com os experimentos realizados por Louis Pasteur (1822 – 1895), conseguiu-se comprovar definitivamente que os microorganismos surgem a partir de outros preexistentes.

Os experimentos de Pasteur estão descritos e esquematizados na figura abaixo:

A ausência de microrganismos nos frascos do tipo “pescoço de cisne” mantidos intactos e a presença deles nos frascos cujo “pescoço” havia sido quebrado mostram que o ar contém microorganismos e que estes, ao entrarem em contato com o líquido nutritivo e estéril do balão, desenvolvem-se. No balão intacto, esses microorganismos não conseguem chegar até o líquido nutritivo e estéril, pois ficam retidos no “filtro” formado pelas gotículas de água surgidas no pescoço do balão durante o resfriamento. Já nos frascos em que o pescoço é quebrado, esse “filtro” deixa de existir, e os micróbios presentes no ar podem entrar em contato com o líquido nutritivo, onde encontram condições adequadas para seu desenvolvimento e proliferam.

A hipótese da biogênese passou, a partir de então, a ser aceita universalmente pelos cientistas

Fonte: Disponível em: <http://sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao3.php>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com