TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Umidade da ferida

Artigo: Umidade da ferida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

UMIDADE DA FERIDA

É sabido que as feridas cicatrizam mais rapidamente em ambiente úmido. O ambiente úmido melhora a síntese de colágeno e aumenta a velocidade da granulação e da epitelização.

SECA

Uma ferida por definição não é seca. No entanto, o tecido na ferida pode secar por exposição ao ar. Esta situação precisa de uma correção, porque o processo de regeneração não pode ocorrer quando o tecido está desidratado. Restabelecer o ambiente da ferida à condição de “úmido” deveria ser o principal objetivo do tratamento da ferida.

ÚMIDA

Embora não se conheça uma medida exata da produção de exsudato na ferida, é universalmente aceito que a superfície da ferida deva ser mantida úmida para aperfeiçoar o seu tratamento. Qualquer alteração do seu estado de umidade poderia ser visto como sendo nocivo para os tecidos da ferida e adversamente afetando o processo de cicatrização.

MUITO ÚMIDA

As feridas podem ser altamente úmidas devido à inflamação, edema ou infecção. O seu extremo, por vezes descrito como maceração, é prejudicial às células responsáveis pela cicatrização. Assim, o objetivo no tratamento da ferida deveria ser a absorção do excesso de exsudato, restabelecendo desse modo a condição de umidade na ferida, levando à cicatrização.

21-AGUA OXIGENADA:

Tem efeito oxidante que destroe a bacteria anaerobica. Ajuda na remocao de tecidos mortos, mas afetam o tecido de granulacao levando a um colapso da ferida. Irrigacoes podem levar a embolias;

ACUCAR

Muito usado na decada de 80.

Composicao: 89,5 de sacarose

7,6 de glixose

vitaminas B2, B6, acido pantotenico e acido Nicotinico

Pressupoe-se que a acao do acucar encontra-se na interacao da glicose com o exsudato da ferida, formando uma substancia hiperosmolar que possui poder bactericida ou bacteriostatico.

Alguns autores acham que os cristais de sacarose poderiam ser hidrolizados em glicose e frutose quando colocados nas lesoes, aumentando, entao a oferta de nutrientes.

O acucar tendo efeito higroscopico, faz ocorrer a diminuicao do edema e estimularia os macrofagos, ocorrendo a formacao mais rapida do tecido de granulacao.

A acao antimicrobiana pode ser definida pelo seu poder osmotico exercido pela solucao concentrada de acucar, que faria os microorganismos desidratarem, causando sua destruicao.

Alguns autores citam que, a partir da fermentacao do acucar, ocorra a producao de alcoois, tendo esses, efeitos anti-septicos sobre as lesoes.

O mecanismo de acao mais aceito para explicar o efeito do acucar sobre as feridas esta relacionado a producao do meio hiperosmotico. Portanto quando se utiliza o acucar deve-se fazer trocas frequentes, para manter o meio sempre hiperosmotico, impedindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com