TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 5

Casos: Unidade 5. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 11

o de Conclusão da Pergunta:

Pergunta 1

A questão dissertativa trata do método (estratégia) de pesquisa. Leia com atenção o texto abaixo e responda como é solicitado:

No estudo realizado por Aglieri (2011, p. 9) sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsável no Brasil, destaca a existência de uma “disseminada insatisfação com os aspectos provocados pela gestão das organizações” o que tem motivado a necessidade de uma nova postura empresarial ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento.

Empresas atestadas como sustentáveis “devem contribuir para a manutenção da vida no planeta e assimilar a lógica da organização da natureza em suas atividades” (AGLIERI, 2011, p. 9).

Destaca-se a necessidade de uma nova postura empresarial, ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento. Uma nova dinâmica econômica “de crescer sem destruir” é fundamental para a criação de modelos de gestão comprometidos com a responsabilidade socioambiental. Esse modelo deve objetivar o desenvolvimento sustentável com garantia da dignidade humana e sustentabilidade ecológica; a adoção de práticas de gestão que tornem as empresas percebidas como mais comprometidas com a sociedade.

Aglieri (2011) caracteriza seu estudo sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsáveis no Brasil como descritivo e interdisciplinar. O caráter descritivo decorre de seu desejo de retratar as associações entre ferramentas de gestão para a sustentabilidade e os princípios ecológicos. Trata-se de uma perspectiva interdisciplinar de análise, apoiada em ferramentas de gestão (Administração) e nos princípios de sustentação da vida (Ecologia), cuja associação possibilita preservar a integridade da empresa e do planeta.

As fontes de estudo encontram-se reunidas em um banco de dados, com relatórios disponibilizados voluntariamente pelas empresas, com o objetivo de avaliar o seu comprometimento com responsabilidade socioambiental. Trata-se de um instrumento destinado a qualificar as práticas adotadas nas empresas, uma ferramenta de gestão de uso interno, cuja finalidade é a de auxiliar os gestores na avaliação de suas práticas de responsabilidade social e no monitoramento do desempenho geral da empresa. As empresas, cujos dados encontram-se reunidos no banco de dados, localizam-se em várias regiões geográficas do país e pertencem a setores variados: petróleo e gás, construção civil, metalúrgica, informática e telecomunicações, transporte e armazenagem, química, saúde, energia e outros.

Elenca as seguintes justificativas motivadores dessa estratégia de usar os dados das empresas reunidos no banco de dados: dificuldades de acesso aos gestores das empresas; pequena autonomia dos respondentes, nem sempre autorizados a fornecer dados da empresa; recusa em participar da pesquisa, com a alegação da confidencialidade das informações.

O universo do estudo corresponde às empresas envolvidas com gestão socioambientalmente responsável no Brasil e reforça: o sujeito da pesquisa é a empresa. Aglieri (2011, p. 92) acessou dados de 673 empresas relativos ao exercício de 2008, selecionou os dados das 331 empresas que possuem envolvimento com a gestão socioambiental.

Referência bibliográfica

AGLIERI, Lilian Maia. A adoção de ferramentas de gestão para a sustentabilidade e a sua relação com os princípios ecológicos nas empresas. 2011. Tese (doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

Defina um método de pesquisa para Aglieri (2011).

Processo

O texto elaborado deverá pautar-se pela normatização da ABNT, observar a adequação sintática e a correção gramatical, ser redigido de forma clara e objetiva.

O domínio das normatizações da ABNT é demonstrado por meio do uso de citações diretas e indiretas, referência à fonte do texto citado etc., o que garante a integridade da autoria do texto e evita o plágio.

Considera-se plágio a cópia total ou parcial de textos retirados da internet, e-book ou livro, sem referência. Alterar o tempo verbal ou o sujeito da ação não lhe confere a autoria e é considerado plágio, invalidando a questão. Use citações diretas ou indiretas e realize a referência à fonte de onde extraiu o trecho quando necessário.

A ética do pesquisador e a valorização do método são aspectos importantes a serem considerados na resposta dessa questão. Outros aspectos ou informações podem ser acrescentados e desenvolvidos na resposta.

Resposta

Ignorar opções do editor de texto

Fechar: Barra de ferramentas de formatação

Negrito

Itálico

Sublinhar

Strike through

Subscript

Sobrescrito

Alinhar à Esquerda

Alinhar ao Centro

Alinhar à Direita

Direção esquerda para direita

Direção direita para esquerda

Números

Marcas

Indentação à Esquerda

Indentação à Direita

Expandir: Barra de ferramentas de utilitários

Fechar: Barra de status

Caminho:body

Arraste para alterar o tamanho do painel de edição.

2 pontos

Pergunta 2

Em uma pesquisa na qual os seus autores* tinham como objetivo “verificar o grau de dependência e compreensão entre o corpo clínico e o corpo administrativo de hospitais públicos e filantrópicos, acerca de questões envolvendo a abordagem da contabilidade de custos hospitalares” definiram da seguinte maneira a pesquisa de campo:

“O interesse fundamental é verificar se os grupos identificados como clínicos e administrativos tem percepções significativamente diferentes, em torno das mesmas questões envolvendo custos hospitalares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com