TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar

Dissertações: Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 4

MELLO, Jomar Chandoha de. Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados: O caso da INTES-UEL.

Resumo

As incubadoras de empresas passaram a exercer um papel importante na economia brasileira. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre as incubadoras de empresas e sua situação atual e estudar a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados – INTES-UEL, em Londrina, PR. A metodologia de pesquisa utilizada ocorreu em duas fases: a primeira teve como base uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, internet e trabalhos científicos, a segunda constituiu-se de um estudo de caso sobre a INTES-UEL. Os resultados apresentam o papel de uma incubadora de empresas, os benefícios de uma empresa passar pelo processo de incubação, o surgimento e evolução das incubadoras no Brasil, no Paraná e na região de Londrina. Apresenta, ainda, as fases do processo de incubação, distribuição regional, regime de incubação e classificação das incubadoras. No estudo de caso, observou-se que a INTES atende grupos que tenham interesse em gerar renda, baseando-se principalmente em alguns princípios de solidariedade, como cooperação e divisão igualitária de renda e do trabalho.

Palavras-chave: Incubadoras de empresas; Associativismo; Cooperativismo, Economia solidária.

ABSTRACT: Business incubators began to play an important role in the Brazilian economy. The objective of this project was to conduct a study on business incubators and their current situation and study the Technology Incubator for Social Entrepreneurship Sustained - INTES-UEL, Londrina, PR. The research methodology used in two steps: the first was based on a literature search of books, magazines, internet and scientific works, the second consisted of a case study on the INTES-UEL. The results show the role of a business incubator, the benefits of a company going through the incubation process, the emergence and development of incubators in Brazil, Paraná, and in the region of Londrina. It also presents the stages of incubation, regional distribution, and classification of incubators. In the case study, we observed that INTES serves groups that are interested in generating income, based mainly on some principles of solidarity, as cooperation and equal division of income and employment.

KEY-WORDS: Business incubators; Associations, Cooperatives, Social economy.

Introdução

Este trabalho procura apresentar a importância das Incubadoras de empresas, para pequenas Cooperativas e Associações de Londrina e Região. Muito ainda precisa ser feito para que o sonho de muitas pessoas se realize, uns pela vontade e outros pela necessidade de serem empreendedores em nosso país.

Analisando dados da Associação Brasileira de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - ANPROTEC (2002), os principais objetivos das incubadoras de empresas brasileiras são Incentivo ao empreendedorismo (88%), o desenvolvimento econômico regional (72%), o desenvolvimento tecnológico (70%), a geração de empregos (61%), a diversificação da economia regional (48%) e o lucro (32%).

Em entrevista a revista Locus nº 51 Jan/2008, Ozires Silva disse: “Nos Estados Unidos os jovens são treinados a empreender. Eles chegam ao mercado de trabalho não pensando em conseguir um emprego, como os jovens brasileiros. Antes mesmo de pensar em emprego eles já estão pensando em montar um negócio próprio”.

A escola Interamérica Fundamental de Goiânia, GO, e o Colégio Adventista de Campo Limpo, São Paulo, já enxergaram a importância do empreendedorismo e implantaram a disciplina em sua grade curricular (Catho – Carreira e Sucesso, 2009). Estas ações têm como objetivo estimular nos jovens o espírito do empreendedorismo, buscando uma integração com o mundo dos negócios.

Segundo dados do Sebrae Nacional (2007) o percentual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com