TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de minerais na alimentação de animais domésticos

Projeto de pesquisa: Uso de minerais na alimentação de animais domésticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.993 Palavras (16 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

A dieta dos animais domésticos deve conter os elementos químicos básicos para garantir seu crescimento e manutenção de suas funções biológicas, tais elementos podem ser divididos em duas classes: Os macroelementos e os microelementos. O cálcio, magnésio, sódio, potássio, fósforo, enxofre, cobre são considerados os principais macroelementos e devem estar presentes em quantidades relativamente altas. Os principais microelementos considerados essenciais são: Manganês, zinco, cobalto, vanádio, níquel, cromo, estanho, flúor, silício, ferro, iodo, cobre, molibdênio e selênio.

Os minerais são elementos químicos inorgânicos, encontrados frequentemente na forma de sais associados com elementos inorgânicos ou orgânicos. Suas funções gerais são proporcionar a rigidez e resistência dos ossos e dentes, atuar como ativadores de sistemas enzimáticos (reações metabólicas), manter a pressão osmótica e excreção, atuar no equilíbrio ácido-base, exercer efeitos característicos na irritabilidade dos músculos e nervos e atuar na produção de leite, carne, ovos, lã, etc.

O estudo mais profundo dos minerais na nutrição animal vem se tornando cada vez mais necessário, pois se soma vários fatores tendentes a diminuir o teor nos alimentos e aumentar as necessidades. De um lado vem o empobrecimento dos solos em face das sucessivas colheitas quer de espécimes plantados e colhidos pelo homem, quer de espécimes colhidos no ato de pastagem. De outro lado o sucessível melhoramento genético que sofrem os animais fazendo-os crescer mais rapidamente ou produzir mais em um período menor de tempo, o que acaba por aumentar suas necessidades nutricionais.

Objetivo Geral

Descrever a importância do uso dos minerais na alimentação dos animais domésticos, dando ênfase nos macro e microelementos, abordando o metabolismo destes.

Objetivos Específicos

• Abordar a utilização dos principais minerais pelo organismo dos animais;

• Ressaltar os principais sinais clínicos da carência dos minerais na dieta.;

• Citar as principais síndromes causadas pela falta ou insuficiência mineral;

• Indicar as proporções consideradas ideais dos principais macro e microelementos.

Desenvolvimento

A água de bebida e os alimentos dos animais contem praticamente todos os elementos minerais conhecidos, mas em quantidade e sob formas variáveis. Certos minerais estão presentes sob a forma de traços, oligoelementos (traços), sob forma mal definida e em algumas vezes em estado livre. Outros existem em quantidades mais ou menos significativas, em estado sólido, cristalizado e não ionizado. É o caso dos elementos minerais do esqueleto e dos dentes: Fosfato tricálcico e carbonato de cálcio. Uma grande parte dos minerais, isto é, dos sais minerais esta em solução no meio celular ou nos líquidos intersticiais e circulantes, ora em estado ionizado, ora não ionizados. Outros encontram-se combinados a matéria orgânica perdendo assim, suas características de matéria mineral.

Cálcio e Fósforo: Estão presentes em 70% das cinzas do corpo e 33 a 50% das cinzas do leite, sendo que 99% do cálcio e 80% do fósforo do corpo estão nos ossos e dentes. O cálcio atua na resistência e estrutura dos ossos e dentes, transmissão dos impulsos nervosos (função neuromuscular), contração muscular, coagulação sanguínea (protombina + Ca), ativação enzimática, com a lipase, permeabilidade da parede celular, produção de leite e formação da casca do ovo e na eficiência do ganho de peso e utilização de alimentos. O fósforo atua na formação e manutenção dos ossos e dentes, no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, na produção de leite, carne e ovos, como componente dos ácidos nucléicos (DNA e RNA), importantes na transmissão genética e controle do metabolismo celular, no equilíbrio ácido-base, na formação de fosfolipídios, e nos sistemas enzimáticos (AMP- cíclico e ativador de muitos sistemas cíclicos enzimáticos). A relação cálcio fósforo nas dietas deve ser 1:2:1 para um não prejudicar na absorção e utilização do outro.

Magnésio: É encontrado na maioria dos tecidos do corpo, sendo que 50 a 70% encontra-se nos ossos e 30 a 50% nos fluidos e tecidos moles. Atua como constituinte dos ossos e dentes (dentina), ativador (cofator) de aproximadamente 80 reações enzimáticas, transferindo fosfato de alta energia do ADP para o ATP, no relaxamento dos impulsos nervosos (relaxamento muscular), diferentes do cálcio que atua na contração muscular e no aumento da gordura do leite de vacas (leite contém 0,015% de magnésio). Os sintomas de deficiência de magnésio são tetania hipomagnesiana, que ocorrem em bovinos quando em pastagem deficiente de magnésio, normalmente no início do período das águas, e principalmente em vacas lactantes. Os sintomas são: Contração muscular, temperatura elevada e morte.

Cloro e sódio: Em alimentação é difícil estudar o cloro e o sódio separadamente, mesmo porque sua suplementação é feita através do sal comum. Quando este é retirado da dieta o sódio aparece como primeiro limitante, por que o nível de sódio na maioria dos ingredientes para rações, é mais baixo que aquele do cloro, conjuntamente o cloro e o sódio intervêm no equilíbrio da pressão osmótica, no equilíbrio ácido básico e na permeabilidade celular. É essencial ao funcionamento do músculo cardíaco e esta relacionado com a tetania das pastagens ou da nutrição, pois os minerais citados estão envolvidos na contração e expansão muscular, bem com na estimulação do sistema nervoso. E m sua distribuição no organismo o cloro encontra-se tanto nas células como nos fluidos extracelulares, faz parte da secreção gástrica como o HCL O sódio constitui a maior parte das bases do soro sanguíneo encontrando-se principalmente nos líquidos extracelulares.

Potássio: Se encontra no organismo animal principalmente sob a forma mineral como cloreto de potássio, representando 0,25% do peso do corpo juntamente com o sódio que ocorre em maior concentração no líquido extracelular. O potássio ocorre principalmente dentro das células, tornando possível a osmose e o normal equilíbrio da água. O potássio além da funções comuns está relacionado nas células com a glicose formação do glicogênio, bem como a síntese e a utilização das proteínas. Ele esta ligado a função enzimática celular. A carência em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com