TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Artigo: A Função Dos Comitês De éticas Institucionais Ao Uso De Animais Na Investigação Científica E Docência

Monografias: Resenha Do Artigo: A Função Dos Comitês De éticas Institucionais Ao Uso De Animais Na Investigação Científica E Docência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Artigo: A função dos comitês de éticas institucionais ao uso de animais na investigação científica e docência

O homem cientista não mede esforços para conseguir o que sempre sonhou, ou seja, faz de tudo pelo bem da ciência. É por este motivo que devem existir códigos internacionais que tratam das normas de pesquisa que são realizadas tanto em animais como em humanos.

O artigo trata de comitês de éticas institucionais ao uso de animais na investigação científica porque a maioria das pesquisas desenvolvidas em seres humanos deve estar fundamentada na experimentação prévia realizada em animais, é importante ressaltar que os animais não têm como se defender.

O interessante deste trabalho que ele emerge a necessidade de se clarificar a importância e função de um comitê de ética ao uso de animais, principalmente em países que não apresentam legislação orientadora especifica para o tema em questão. Pode-se entender um comitê de ética como um corpo interdisciplinar de pessoas que buscam pesquisar, ensinar, prestar consultorias ou propor normais institucionais no que tange aos aspectos éticos.

O funcionamento e a composição de um comitê são variados, assim como, as atividades que ele exerce, mas entre elas pode ser facilmente destacadas três: responsabilidade de oferecer com freqüência programas educacionais cujos resultados só são sentidos depois de um ou dois anos, desenvolvimento de políticas institucionais relacionadas com a ética e para finalizar consultorias de casos.

Esta ação e extremamente importante, pois assim pode ter um controle de quantos animais são usados para pesquisas, se estes não sofrem risco de extinção, como são mantidos em laboratório, como e são sacrificados se caso for necessário, entre outros fatores que devem ser levados em conta quando se trabalha com animais em laboratório.

Por fim pode-se verificar que a experimentação em animais tornou-se um dilema moral o qual ganha espaço quando se aborda ética na investigação cientifica, ou a ética animal propriamente dita. Questões como adequar a postura em relação aos animais não humanos, na prática, aparecem como um dos pontos centrais da ética aplicada. Isso porque os animais não tem como se defender sozinhos por este motivo precisam de leis e pessoas para os proteger da ganância humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com