TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de toxina botulínica

Trabalho acadêmico: Uso de toxina botulínica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 12

1-Delimitação do Tema

A Toxina Botulínica é uma exotoxina produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, uma bactéria Gram- positiva e anaeróbica ,na qual é formado oito sorotipos de bactérias A, B, C alpha, C beta, D, E, F e G dispondo estes de diferentes mecanismos de ação e de diferentes utilidades médicas, produzem sete exotoxinas mais comumente o tipo A, B e E que estão associados ao botulismo em humanos sendo A de atuação de tempo mais longo, atualmente são amplamente usadas pelas suas propriedades terapêuticas na prática médica diária, apesar de ter sido primeiramente notada pelos seus efeitos tóxicos.

Exerce sua atividade onde se ligam as terminações nervosas principalmente as colinérgica, que são transloucadas para o citosol neuronal por receptores impedindo a liberação dos neurotransmissores produzindo uma nervaçao química e em vista disso uma paralisia muscular. É usada para melhorar os aspectos do envelhecimento facial, corrigir rugas de expressão, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha dentre outros”. Os músculos de expressão facial são ligados à pele sobrejacente através de septos fibrosos e de uma fáscia conhecida como sistema muscular aponevrótico superficial.

A dose usada para fins estéticos é de 25 a 50 unidades e a que faz mal ao ser humano é de 3000 unidades,e quando realizado com eficiência trás um grande resultado satifastorio, é injetado subcutaneamente ou por via intramuscular, o número e a dosagem das injecções da toxina botulínica depende de muitos fatores, incluindo o número e a profundidade das rugas, o tamanho, forma e força do músculo, bem como da altura, largura e formato da testa.

Os efeitos da toxina começam a ser observado de 3 a 7 dias após a aplicação permanecendo de 3 a 5 meses. É visto uma grande melhoria das linhas de expressão do rosto, além da redução até o desaparecimento das rugas dentre outros.

3

2-Problema

A toxina botulínica pode ser aplicada de algumas formas na estética e fins terapêuticos, dentre essas aplicações quais os principais pontos de aplicação e o que pode retardar o efeito da mesma na estética?

3-Hipótese

O primeiro relato de uso da toxina botulínica do tipo A com finalidade estética, que envolve a aplicação em músculos sem alteração funcional, foi publicado pelo casal Carruthers em 1990. Foi descoberto como uma casualidade, observando-se a melhora do aspecto de rugas glaberas após o tratamento de uma paciente com blefaroespasmo. Ao enfraquecer a contração muscular hiperativa, a toxina botulínica aplanamento da pele da face com melhora da aparência estética .

4-Objetivo.

4.1 Objetivo geral

Realizar estudo sobre as aplicações ,retardo e efeito da toxina botulínica.

4.2 Objetivo Específico

 Diferenciar quanto as diversas aplicações da toxina botulínica

 Apresentar as formas e os efeitos na estética da toxina botulínica

 Explicar o que pode retardar o efeito do uso da toxina botulínica

5-Justificativa

A escolha do tema foi devido a grande busca por uma boa aparência , sendo a toxina botulínica (botox) uma inovação e uma forma de corrigir as imperfeições da face, é vista como um tratamento não curativo mais de alta eficaz . Atualmente a toxina botulínica é aplicada de forma excessiva em tratamentos terapêuticos e na estética e com resultados satisfatórios, a mesma age impedindo a liberação de neurotransmissores paralisando a ação do mesmo.

4

6-Referencial Teórico

6.1- Surgimento e desenvolvimento da Tba

Os Estados Unidos foram os primeiros a produzir a Toxina Botulínica do Tipo A(BoNT/A) durante a II Guerra Mundial em resposta a suspeita da utilização desta arma biológica pelos alemães. A toxina botulínica é produzida naturalmente pela bactéria Clostridium Botulinum, uma bactéria Gram- positiva e anaeróbica, sendo a do tipo A usada na estética, é um agente biológico que foi desenvolvido laboratorialmente, sendo uma substância cristalina firme, liofilizada em albumina (SPOSITO, 2004).

Já o desenvolvimento das neutoxicinas botulínicas como medicamentos iniciou-se em 1981 com a descrição da injeção de TBA TIPO A nos músculos dos olhos para o tratamento do estrabismo. Em 1989, após exaustivos testes laboratoriais e clínicos, o Food and Drug Administration (FDA) aprova o uso terapêutico de BOTOX®, Allergan Inc., Irvine, Califórnia, USA, para o tratamento do estrabismo, blefaroespasmo e espasmo hemifacial. Em 2000 o FDA aprova BOTOX® e a toxina B (MyoblocTM, Elan Pharmaceuticals Inc., Morristown, NJ, USA) para distonia e BOTOX® Cosmetic para linhas faciais hipercinéticas , exerce sua função bloqueiando a liberação de acetilcolina nas junções neuromusculares (SPOSITO, 2004).

Em 1981, Alan Scott concluiu que a TBA era a droga ideal para causar a paralisia temporária do músculo extraocular e proporcionar alterações permanentes no alinhamento ocular, com poucos efeitos colaterais((SUGANO, et al,2013).

A ação ocorre na terminação nervosa muscular, através do bloqueio do transporte de cálcio. Na ausência deste íon, não há a liberação de acetilcolina pré-sináptica e, por conseqüência, a fibra muscular não contrai. Como age na terminação nervosa, nem todas as fibras musculares da unidade motora perdem a sua função concomitantemente (SUGANO, et al,2013).

6.2- A finalidade terapêutica da administração da tba com distonia e blefaroespasmo e espamos faciais

Segundo a autora, Maria maltide, 2004 as distonias mais freqüentes são o blefaroespasmo e espamos faciais, sendo que o blefaroespasmo é uma

afecção adquirida das pálpebras, caracterizada por contrações tônicas

espasmódicas do músculo orbicular, prócerus e corrugador dos supercílios e que pode também esta relacionada provavelmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com