TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS DE LIMFODRENAGENS MANUAIS POSTOPERATIVAS em odontologia

Resenha: VANTAGENS DE LIMFODRENAGENS MANUAIS POSTOPERATIVAS em odontologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Resenha  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  486 Visualizações

BENEFICÍOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL PÓS-OPERATÓRIA NA ODONTOLOGIA

A técnica de drenagem linfática manual (DLM) pode ser descrita como sendo uma massagem científica com movimento lenta e rítmica, a fim de que possa imitar o bombeamento realizado pelos vasos linfáticos, o qual é possível através de contrações periódicas destes vasos, que ocorrem com intervalos de 6 a 10 segundos. Por isso, deve-se realizar a técnica com movimentos lentos e rítmicos.

A DLM auxilia nos tratamentos terapêuticos e atua como terapia complementar às cirurgias. Sabe-se que nos pós-cirúrgicos são inevitáveis a dor e o desconforto localizados. Durante o período inicial do pós-operatório, muitas vezes podem ocorrer infecções que podem provocar necrose, aderências, depressões e retrações teciduais.

Toda intervenção cirúrgica lesão ou morte de células dos tecidos agredidos e desencadeia, por conseqüência, um processo inflamatório. Podendo ocorrer complicações como: hematomas, edemas, coleções serosas, cicatrizes hipertróficas e queloideanas.

Para que a técnica seja aplicada de forma correta o conhecimento dos grupos dos linfonodos é de grande importância. Como por exemplo, deve-se saber a linfa do terceiro molares inferiores e seus envoltórios é drenada para dentro dos linfonodos submandibulares posteriores, os quais, usualmente, repousam logo abaixo do ângulo da mandíbula, assim, a DLM irá conduzir a linfa para os gânglios linfáticos regionais e haverá diminuição do edema local.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com