TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Contra Mulher

Dissertações: Violencia Contra Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 2

A violência intrafamiliar é praticada por pessoas da familia que mantém relação de poder para com a vítima, pode atingir mulheres, pais, mães, filhos, jovens, idosos ou portadores de deficiência. Independente da faixa etária essa pessoas podem sofrer espancamentos, humilhações, ofensas, as mulheres são o alvo principal, e os agressores aproveitam de sua vulnerabilidade para espancancá-las e humilhá-las.

Para pensar em estratégias que visem redução e prevenção da violência contra a mulher, é fundamental conhecer o seu perfil. Nesse sentido, a inexistência de dados em uma rede de apoio como a Pousada Maria, ajudou a desenvolver essa pesquisa para conhecer o perfil da violência praticada contra as mulheres abrigadas temporariamente naquele local.

A violência pode abranger aspectos físicos, psicológicos, sexuais, patrimoniais e morais a vítima. A violência física é entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou a saúde corporal do ser humano. A violência psicológica é aquela gerada por qualquer conduta que provoque dano emocional, diminuição da auto-estima, prejudique o pleno desenvolvimento ou que possa degradar ou controlar as ações e comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação isolamento, vigilância e impedimento do direito de ir e vir, ou outro meio que cause prejuízo á saúde psicológica e á autoderteminação do ser humano.

A violência sexual é compreendida como qualquer conduta que constranja a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, mediante a intimidação, ameaça, coação ou uso de força, que induza e comercializar ou utilizar sua sexualidade, impeça a ultilização do método contraceptivo ou que force ao matrimônio, gravidez, aborto ou prostituição mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação.

A violência patrimonial é entendida como toda a qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição total ou parcial de objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores, direitos ou recursos econômicos.

Não se pode falar em violência contra a mulher sem discorrer sobre violência de gênero, porquanto ente termo facilita a percepção de desilgualdades sociais e econômicas existentes entre homens e mulheres. Ela pode ser compreendida como aquela que é penetrada contra a mulher simplesmente pela condição de ser mulher.

A idade das mulheres variou entre 18 a 88 anos, a maioria na faixa etária entre 19 e 49 anos. Majoritariamente tinha ensino fundamental incompleto. Com relação ao estado civil 47% eram solteiras e 41% eram casadas. 58% procuraram o serviço de saúde para tratamento físico ou psicológico; 34% buscam setores de segurança e 7% outras redes de apoio. A violência física predominou em 30% das empregadas domésticas, que foram vitimas de seus companheiros, em seus lares.

O desejo de permanecer com a família foi um dos principais motivos apontados para o convívio com a violência. Os programas sociais tiveram forte influencia para as mulheres que conseguiram romper com esta situação.

Referencia: Artigo: Perfil da violencia contra mulheres atendidas na Pousada de Maria. Autores: Liliana Maria Labronici; Maria Isabel Raimondo Ferraz, Tatiane Herreira TRigueiro; Débora Fegadoli;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com