TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitamina A E Calcio

Trabalho Escolar: Vitamina A E Calcio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Vitaminas

A palavra vitamina foi registrada em 1911 por Casimir Funk. Este bioquímico conseguiu isolar uma substância que prevenia a inflamação dos nervos (neurite) em galinhas criadas com uma dieta deficiente nessa substância. Deu o nome de vitamina porque acreditava que era essencial para a vida (vital) e que, quimicamente, era uma amina. Mais tarde foi reconhecido que as vitaminas não têm de ser necessariamente aminas.

As vitaminas são substâncias orgânicas que são necessárias, em quantidades muito reduzidas, para muitos dos processos essenciais dos organismos. Geralmente, apenas são necessários alguns miligramas (mg) ou microgramas (μg) por dia, mas estas quantidades são essenciais para o bem desemprenho do animal. A maioria das vitaminas não podem ser sintetizadas pelo animal, por isso têm de ser obtidas a partir da alimentação.

A falta de vitaminas pode ser total Avitaminose, ou parcial Hipovitaminose. O excesso de vitaminas Hipervitaminose pode ser a consequência da ingestão, ou da administração exagerada de vitaminas

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos, de acordo com a sua solubilidade, Vitaminas lipossolúveis, se forem solúveis em gorduras. Este é o caso das vitaminas A, D, E e K, que são armazenadas no fígado e no tecido adiposo, permanecendo como reserva que pode ser continuamente mobilizada, não há necessidade de ingestão diária, o excesso pode provocar Hipervitaminose e as Vitaminas hidrossolúveis, se forem solúveis em água. Este grupo inclui a vitamina C e vitaminas do complexo B: B1, B 2, B3, B5, B9 e B12. Têm pequeno armazenamento no fígado, o excesso é excretado pela urina e devem ser incorporadas diariamente ao organismo.

As vitaminas desempenham uma grande variedade de funções no organismo, algumas são cofatores em atividades enzimáticas, isto é, como fatores acessórios de reações catalisadas por enzimas, algumas são antioxidantes (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Entre outras. Cada uma das vitaminas desempenha uma função específica, apesar de muitas vezes as suas ações se complementarem. Podem também interagir com outros nutrientes, como os minerais, os hidratos de carbono e as proteínas. Assim, as vitaminas asseguram o funcionamento adequado do organismo, em todos os aspectos.

As quantidades de vitaminas que o organismo necessita variam de acordo com as vitaminas. As necessidades vitamínicas também variam de um organismo para outro, de acordo com a idade, gênero, atividade física e estado de saúde.

No caso dos animais ruminantes, a necessidade desses nutrientes se dá de modo integral, uma vez que, a nível celular, todas as vitaminas são necessárias para o funcionamento normal do organismo (CHURCH, 1977), pois uso correto das vitaminas pode trazer benefícios consideráveis, melhorando de modo significativo o desempenho reprodutivo dos ruminantes.

Segundo McDowell (2001) existem 15 vitaminas metabolicamente essenciais para a produção animal. Algumas não necessitam está presente nos alimentos, pois podem ser sintetizadas no trato gastrointestinal pelas bactérias do rúmen, que as produz em quantidades adequadas para atendimento das exigências do organismo animal (BERCHIELLI, 2006).

A dieta de ruminantes é composta essencialmente da combinação de alimentos concentrados (cereais e suplementos proteicos) e volumosos (forragens). As forragens frescas ou conservadas são fontes de vitaminas A, E, D, niacina e tiamina (AITKEN & HANKIN, 1970).

Cálcio

Os minerais, embora presentes em menores proporções do que outros nutrientes, tais como proteína e a gordura, desempenham funções vitais e suas deficiências acarretam alterações de ordem produtiva, reprodutiva e de saúde.

Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. Eles são tão importantes quanto às vitaminas e, sem eles, o organismo não realiza, de forma eficaz, as funções metabólicas. Dos 28 minerais existentes, apenas 12 são essenciais e podem ser divididos em dois grupos, de acordo com a sua necessidade diária.

- Macrominerais são aqueles cuja necessidade diária é maior que 100 mg. Suas funções principais estão ligadas à estrutura e formação dos ossos, regulação dos flúidos corporais e secreções digestivas. Ex: cálcio, fósforo, magnésio, cloreto, sódio e potássio.

_ Microminerais ou elementos traço: são aqueles que possuem necessidade inferior a 100 mg por dia, como é o caso do ferro, zinco, selênio, cobre, iodo e manganês. As funções destes minerais estão relacionadas à reações bioquímicas, ao sistema imunológico e ação antioxidante.

Os elementos minerais podem .exercer quatro funções no organismo animal, conforme descreve Underwood & Suttle (1999). Estrutural - Compõem estruturas nos órgãos e tecidos do corpo. Por exemplo, Ca, P, Mg, F e Si nos ossos e dentes e P e S nas proteínas do músculo. Zn e P contribuem com a estabilidade estrutural de moléculas e membranas das quais fazem parte; Fisiológica - Ocorrem nos fluidos e tecidos como eletrólitos e estão envolvidos com a manutenção da pressão osmótica, do balanço ácido-básico, da permeabilidade de membranas e irritabilidade dos tecidos. Exemplo: Na, K, Cl, Ca, e Mg no sangue, fluido cérebroespinal e suco gástrico; Catalítica - Agem como catalisadores nos sistemas enzimáticos e hormonais, como componentes da estrutura de metalproteínas ou como ativador do sistema; Reguladora - Recentemente, tem-se verificado ação reguladora dos minerais na replicação e diferenciação celular. Ca, por exemplo, influencia o sinal de transdução e o Zn na transcrição durante o mecanismo de síntese proteica no organismo animal.

Desenvolvimento

Vitamina

A vitamina A é importante para manutenção da integridade da pele, mucosas, síntese de hormônios e imunidade. A carência desta vitamina causa diminuição do apetite, atraso no crescimento, problemas ósseos e visuais. Além disso, a sua carência conduz a uma maior sensibilidade às infecções oculares, digestivas, respiratórias, urinárias. Os animais podem apresentar problemas reprodutivos tais como fracos sinais de cio, atraso na ovulação, baixa taxa de fecundação, abortos. Sousa (2003), afirma que esta vitamina desempenha um papel essencial na visão participa da membrana celular de células receptoras de luz na retina; protege os epitélios; atua no desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico; no desenvolvimento ósseo; no controle da pressão normal do fluído cérebro-espinhal e também está ligada a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com