TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitimas

Ensaio: Vitimas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Ensaio  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

As vitaminas são substâncias complexas que atuam em pequenas quantidades, mas indispensáveis à vida. O organismo não as fabrica, de modo que têm de ser fornecidas pelos alimentos, e não são intersubstituíveis.

Podem ser lipossolúveis (solúveis nas gorduras) e hidrossolúveis (solúveis na água).

Sobre Funções e necessidades diárias:

Vitamina A:

Pode ser encontrada na forma de retinol (pré-formada), que é a sua forma natural. Sendo encontrada apenas em alimentos de origem animal e usualmente associada ás gorduras. Ou na forma de beta-caroteno (pró-vitamina A). É o precursor da vitamina A, encontrado nos alimentos de origem vegetal.

Funções: Crescimento e desenvolvimento dos tecidos, capacidade antioxidante, funções reprodutivas, integridade dos epitélios e importante para a visão.

Necessidades diárias: 900µg RAE para homens e 700µg RAE para mulheres.

Vitamina D:

É um pré-hormônio do tipo de esterol e sua base precursora na pele humana é o lipídeo 7-deidrocolesterol. É fabricada principalmente quando há exposição do corpo ao sol.

Funções: Fundamental para a absorção de cálcio e fósforo. Ajuda no crescimento, resistência dos ossos, dos dentes, dos músculos e dos nervos.

Necessidades diárias: 5 a 10mcg para homens e mulheres.

Vitamina E:

É conhecida com tocoferol. É um óleo amarelo, estável em ácidos e no calor, insolúvel em água. Oxida muito lentamente, o que lhe dá um papel importante antioxidante.

Funções: Antioxidante..

Necessidades diárias: 15mg para homens e mulheres.

Vitamina K:

Filoquinona é o seu nome químico básico e é encontrado nas plantas. A menaquinona é sintetizada pela flora bacteriana do intestino e contribui com a metade do nosso suprimento diário.

Funções: Catalisar a síntese dos fatores de coagulação do sangue no fígado. A vitamina K produz a forma ativa de precursores, principalmente a protombina, que combina com cálcio para ajudar a produzir o efeito coagulante. É necessária para manter a saúde dos ossos.

Necessidades diárias: 70 a 80mcg para homens e 60 a 65mcg para mulheres.

O que deu a entender das vitaminas Lipossolúveis.

São substâncias presentes em pequena quantidade nos alimentos. As lipossolúveis são as vitaminas A, D, E e K. Elas recebem esse nome por serem solúveis em gordura. A gordura auxilia na absorção e transporte das vitaminas pelo corpo. Apesar de não conterem calorias, elas devem ser fornecidas diariamente nas refeições, pois têm funções muito importantes.

Um único alimento não fornece todas as vitaminas. Por isso, é necessário consumir alimentos variados e de diferentes cores em todas as refeições (, legumes, hortaliças, frutas, cereais e seus derivados (preferencialmente os integrais), peixe, e quantidades moderadas de ovos, leite e seus derivados e carne). Assim, o ideal é obtê-las naturalmente nos alimentos. Com uma alimentação diária equilibrada e variada, rica em hortícolas, um adulto saudável conseguirá ingerir as quantidades de vitaminas lipossolúveis necessárias. Os suplementos de vitaminas podem conter quantidades muito maiores do que necessitamos diariamente, tornando-as tóxicas para o corpo.

Só se parte para o uso de suplementos quando, crianças, pessoas hospitalizadas por longos períodos de tempo ou com alterações gastrointestinais crônicas e pessoas com mais de 65 anos são mais vulneráveis a carências vitamínicas e devem por isso aconselhar-se com o seu médico ou nutricionista sobre a necessidade de recorrer a suplementos vitamínicos.

Fazer exames anualmente para verificar como está seu sistema, para a detecção de possíveis anormalidades nas células sanguíneas, como anemia, infecções, leucemias ou deficiência de plaquetas.

Sobre Funções e necessidades diárias:

Complexo B:

• Tiamina (B1): Hidrossolúvel e levemente estável. Absorvida por transporte ativo no duodeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com