TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VÍRUS DA DENGUE

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 10

 VÍRUS DA DENGUE

O vírus da dengue surgiu em 1940, e um vírus RNA, Arbovírus de gênero Flavirus e pertencente à família Flaviridae. O agente etológico da febre amarela e da dengue foram os primeiros microrganismos considerados vírus em 1902 e 1907, descritos como agentes infiltráveis e submicroscópicos. Esse vírus tem como seu hospedeiro o mosquito aedes aegypti, contudo esse mosquito tem origem da África Subsahariana, onde se adaptou e se domesticou ao ambiente do homem, ou seja, no meio urbano assim ficando mais fácil para realizar seu ciclo de sobrevivência e disseminação do vírus na sociedade. (TEIXEIRA; BARRETO; GERRA,1999).

1.1 Modo de transmissão

A transmissão se dar através da picada do mosquito aedes egypti infectado, seu reservatório, mas comum e infecção que no ser humano que serve como reservatório desse vírus embora a dengue não ser transmitida através de sangue ou água contaminada. Seu período de incubação varia de três a quinze dias. (TEIXEIRA; BARRETO; GERRA,1999).

1.2 Diagnostico

O diagnóstico se dar de duas formas, diagnostico clinico e laboratorial. O diagnóstico clinico e com base nos sinais e sintomas que o paciente apresenta e o diagnostico laboratorial está direcionado ao exame de sangue que indica a gravidade da doença e o exame especifico ao isolamento do vírus em cultura ou anticorpos específicos. Os sinais e sintomas mais comuns são; febre alta, cefaleia intensa, dor muscular, cansaço, manchas vermelhas na pele, vômito e entre outros sintomas. (TEIXEIRA; BARRETO; GUERRA,1999).

1.3 Tratamento

Não existe um tratamento especifico para o vírus da dengue, tem uma vacina que só e utilizada em caso de surtos em uma dada região ou estado, embora os pesquisadores terem um pé atrás em relação a essa vacina pode no futuro causar uma doença mais grave devido ao microrganismo que são utilizados para fazer a vacina. Em casos, mas graves, no entanto e raro acontecer e ao caso da dengue hemorrágica que o paciente tem pouca chance de sobreviver nesse caso e utilizado a transfusão de sangue. (TEIXEIRA; BARRETO; GUERRA,1999).

 Contudo os profissionais da saúde orientam a população quanto ao uso de medicamento sem orientação medica agravando assim o estado da doença, por isso deve-se ficar atento aos sinais e sintomas e procurar uma unidade de saúde para ser avaliado e orientado quanto aos medicamentos a serem administrado. (TEIXEIRA; BARRETO; GUERRA,1999).

1.4 Incidência da Dengue no Brasil         

Algumas pesquisas apontam que a epidemia da dengue surgiu no Brasil desde 1946, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto a primeira epidemia confirmada em laboratório foi em Boa Vista capital do estado de Roraima com a ocorrência de 11 mil casos do vírus da Dengue. De 1990 á 1999 obteve-se 888 casos de dengue hemorrágica, com 39 óbitos a letalidade média de aproximadamente 4,4% esses casos e devido existir no Brasil dois sorotipos circulando no país. (TEIXEIRA; BARRETO; GUERRA,1999).

Hoje o aparecimento do vírus da dengue tem se limitado entre o período de chuvas no início do verão, e quando a população não se preocupa quanto manter os locais em que pode ser acumulado água da chuva assim si tornando uma moradia pra o mosquito Aedes egypti e assim deixando seus ovos pra a eclosão de novas larvas de mosquito, e disseminando o vírus na sociedade. (BARRETO; TEIXEIRA,2008).

1.5 Epidemiologia e Prevenção

O vírus da dengue modifica seu potencial epidêmico e os seus sinais e sintomas em meio a população. Por isso que quando surgi e em forma de surto devido apresentar sintomas diferentes, ficando assim difícil diagnosticar que o paciente está com dengue. (BARRETO; TEIXEIRA,2008).

Contudo a epidemiologia vai atuar em forma de prevenção através do saneamento do meio ambiente, ações de educação, comunicação e informação, combate direto ao vetor inserido no centro urbano. O saneamento do meio ambiente tem por objetivo eliminar os criadouros do mosquito como (pneus, vasos de plantas, garrafas Peter etc.).

 E assim levando a educação e a informação aos moradores de como e importante a participação deles no combate à dengue pois não precisão pois a educação começa em sua casa, mostrando a eles quanto os sinais e sintomas mais comuns e que não devem de forma alguma tomar medicamento sem orientação medica, e que devem sempre estar fazendo uma vistoria ao redor de suas casas assim como devem também devem ajudar a orientar os seus vizinhos também. (TEIXEIRA; BARRETO; GUERRA,1999).

 O Brasil todo ano enfrenta esse problema em relação aos surtos do vírus da dengue que surge principalmente no período chuvoso e perdurando até o início do verão, apesar da população saber da importância de não deixar água parada, a cada ano o vírus da dengue surgem com mais intensidade. (TEIXEIRA; BARRETO; GUERRA,1999).

2 VÍRUS CHIKUNGUNYA

O vírus Chikungunya (CHIKV), é enzoótico. O nome chikungunya significa em língua Makonde, “aquele que é contorcido”, devido causar forte dores, podendo haver casos graves até fatais, com a evolução do quadro clínico. Sua transmissão se dar pelo mesmo mosquito que é o Aedes egypti responsável também pela transmissão da Dengue e Zica. No entanto ficou conhecido a partir da década de 1950, isolado de um paciente febril do território da Tanzânia. Logo esse vírus pertence ao gênero Alphavírus e a família Togaviridae, que possui um ciclo de transmissão silvestre, o vírus circula entre os mamíferos como morcegos é em mosquitos do gênero Aedes. (HONÓRIO et.al, 2015).

A transmissão se dá por meio da picada das fêmeas dos mosquitos Aedes egypti abopctus pelo CHIKV. Existe casos de transmissão vertical que ocorre no momento do parto de gestantes virêmicas, podendo provocar infecção neonatal grave. O período de incubação dura de 3 á 7 dias, no ser humano a viremia pode se perdurar no Máximo por volta dos 10 dias até a apresentação dos sintomas. O indivíduo infectado pode   avir adquirir imunidade que o protege de outras infecções. Os sintomas surgem de 4 á 8 dias após a picada do mosquito. Logo o CHIKV causa enfermidade aguda que pode evoluir para a subaguda ou crônica perdurando por vários anos. (HONÓRIO et.al, 2015).

2.1 Fase do CHIKV

  • A fase Aguda se perdura por volta de sete dias, caracterizando pelo aparecimento de febre alta maior que 38,5 graus, dor articular intensa e exatema maculopapular.
  • Fase subaguda, durante essa faze a febre desaparecendo podendo haver o agravamento da dor muscular.

Fase crônica, essa fase e o agravamento da faze subaguda sendo caracterizado pelos seus sintomas inflamatórios, articulares e músculo esquelético persistente. Outras manifestações são fadiga, cefaléia, prurido, alopecia, exatema, busite e entre outros sintomas, no entanto essa fase pode perdurar por 3 anos. (HONÓRIO et.al, 2015).

2.2 Diagnóstico

O diagnóstico laboratorial divide em dois tipos de exames como:

  • Exame especifico
  • Exame inespecífico

   

O exame especifico se dar através do isolamento do Vírus Chikungunya, RP-PCR, pesquisa de anticorpos IgM (ELISA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com