TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Da Enfermagem

Trabalho Escolar: Ética Da Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de ética prática, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista dos sistemas de valores .Como tal, ela se distingue da mera ética teórica, mais preocupada com a forma dos conceitos e dos argumentos éticos, pois, embora não possa abrir mão das questões propriamente formais,está apta a resolver os conflitos éticos concretos. Tais conflitos surgem das interações humanas em sociedades a princípio seculares, isto é, que devem encontrar as soluções a seus conflitos de interesses e de valores sem poder recorrer, consensualmente, a princípios de autoridade e do imaginário social.

Não teriamos como falar de bioética sem esbarrar nos assuntos do aborto e da eutanásia, que entre muitos outros assuntos são os principais alvos de discussão no meio ético da saúde.

No caso do aborto a questão é a de definir se um embrião é ou não um ser vivo e, em caso afirmativo, desde quando.A questão só pode ser resolvida democrática e racionalmente se renunciarmos ao Direito natural, como teria sido estabelecido por Deus ou esteja inscrito na essência das coisas, e recorrermos ao Direito positivo, para o qual a vida começa quando a lei define que ela começa. Aqui, toda dúvida cessa, pois a lei é clara ao estabelecer a primeira respirada do bebê como o momento em que ele adquire personalidade jurídica.Existe ainda a discussão de que se deve ou não legalizar ou não o aborto(isso no Brasil,pois em alguns paise a lei permite o aborto),e se legalizá-lo quais termos se aplicariam a o referido assunto.

Falar de eutanásia é falar de uma eutanásia medicalizada que pretende prestar atenção em como o enfermo pode deixar a vida de maneira mais fácil, um tratamento adequado às doenças incuráveis a caracterização da eutanásia autônoma tal qual é atualmente debatida, que diz respeito às discussões centradas no direito dos enfermos de decidirem sobre o seu morrer e ao não prolongamento de seu sofrimento. Vista por alguns como um suicídio assistido, a eutanásia diz respeito a uma situação em que o paciente quer morrer, mas, por alguma incapacidade física, não consegue realizar sozinho o seu desejo, necessitando de alguém que o assista na tarefa de dar fim à vida.

Bioética e seus aspectos legais

A Bioética é a ciência que estuda os aspectos clinicos,técnológicos em favor de uma proteção cada vez mais responsável pela vida humana. Ou seja , atualmente, é considerada como sendo a Ética Aplicada às questões da saúde e da pesquisa em seres humanos.

A Bioética aborda os novos problemas de forma original, secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática. Estimulando assim novas discussões e levando a reflexão, que podem possibilitar soluções aos mais variados assuntos e adequa-los a vida humana.

O desenvolvimento científico e tecnológico verificado na área da saúde fez com que inúmeras novas questões fossem apresentadas aos profissionais que atuam nesta área, de forma especial aos médicos. O nascer e o morrer, a alocação de recursos e os limites da pesquisa em seres humanos são exemplos disto. Estas questões, fizeram com que tivéssemos que abandonar, a idéia de já ter decifrado o mundo.

A Bioética não se limita a solucionar apenas problemas isolados. Baseia-se coerentemente a solucionar diversos dilemas morais, utilizando como referencial critérios e princípios básicos.

Há a proposta de que existam dois diferentes processos decisórios em Bioética: o macro e o micro.

O processo decisório macrobioético depende da vontade geral, entendida através do referencial de Rousseau, é uma decisão pública, através da via política. O processo decisório microbioético, por sua vez, depende da vontade individual, é uma decisão privada e solitária.Segundo alguns especialistas, a decisão não deve ser tomada pelo médico em lugar do paciente, nem por este independentemente do médico ou da comunidade. A condição moralmente ótima é aquela na qual a decisão provêm solidariamente do médico e do paciente. O médico deve tomar as decisões com o paciente e no interesse deste mesmo paciente .

A decisão baseada apenas nos fatos é um erro. Os valores são componentes respeitáveis deste processo. Tomar decisões sem usar os valores é incorreto. A bioética, atribui-se a função fascinante de dar plenitude de sentido aos conhecimentos no campo das ciências, da vida e da saúde e orientar a expansão dos conhecimentos técnicos e científicos para o bem autêntico e integral da pessoa humana.

Aborto e seus aspectos clinicos e legais

Um dos assuntos mais discutidos ainda hoje provem da legalização do aborto,questão delicada devido a divergência de opniões dos vários meios sociais e politícos.Mas enfim o que é o aborto a não ser a interrupção da gravidez,diriam uns ,ou crime e assassinato diriam outros.Essa é uma discussão bastante polêmica já que as opniões se dividem .

O tema do aborto é aquele sobre o qual mais se tem escrito, debatido e realizado congressos científicos e discussões públicas. Isso não significa, no entanto, que tenham ocorrido avanços realmente concretos sobre a questão nestes últimos anos ou mesmo que se tenham alcançado alguns consensos morais democráticos, ainda que temporários, para o problema.

Um levantamento sobre aborto foi realizado pelo Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero e pela Universidade de Brasília em 2010. Entre 18 e 39 anos, de cada 100 mulheres, 15% disseram terem feito aborto e entre 35 e 39 anos, 20% responderam assim. Muitas das mulheres que disseram já terem abortado têm filhos e um relacionamento estável, 64% são casadas e 81% têm filhos. Quanto às suas crenças, 65% disseram ser católicas e 25% protestantes. A região que apresenta o maior número de abortos é a do nordeste, e a menor, o sul. Com base nesses resultados, estima-se que 5,3 milhões de mulheres no Brasil já tenham abortado ilegalmente. A pesquisa também mostrou que mais da metade, 55%, dessas precisaram ficar internadas em hospitais públicos para recuperação.

Aspectos legais

No Brasil o aborto é considerado crime contra a vida humana pelo Código Penal Brasileiro, em vigor desde 1984, prevendo detenção de um a quatro anos, em caso de aborto com o consentimento da mulher, e de três a dez anos para quem o fizer sem consentimento.

Exceto em casos especifícos como como derivado de uma violência sexual, de risco de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com