TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сélulas eucarióticas e procarióticas

Tese: Сélulas eucarióticas e procarióticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Indique as principais diferenças entre:

• Uma célula eucariótica e uma célula procariótica:

O principal critério de distinção entre as células procarióticas e eucarióticas é a sua organização celular. Os seres procariontes apresentam células simples, sem um verdadeiro núcleo tendo como exemplo as bactérias e as cianobactérias. Por outro lado, os seres eucariontes apresentam-se constituídos por células complexas, com um núcleo organizado e diversos organelos membranares tomando como exemplo os seres unicelulares e pluricelulares.

• Uma célula eucariótica animal e uma célula eucariótica vegetal:

As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspetos morfológicos como a estrutura molecular da membrana citoplasmática e de várias organelos, e são semelhantes em mecanismos moleculares como a replicação do DNA, a transcrição em RNA, a síntese proteica e a transformação de energia via mitocôndrias. A presença de parede celular, vacúolo, cloroplastos e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal diferente da célula animal.

2 – Qual a principal função da matriz extracelular? Refira-se de forma resumida à sua constituição.

As funções mais importantes da matriz extracelular são de preencher os espaços não ocupados pelas células, meio por onde chegam os nutrientes, contribuir para a integridade dos organismos, conferindo-lhes resistência, particularmente desenvolvida em tecidos com funções mecânicas e de suporte, proteção contra agentes agressores e regula o comportamento das células, influenciando o seu desenvolvimento, migração, proliferação, forma e funções metabólicas.

As células depositam no meio extracelular componentes como colagénio, fibronectina, laminina, hemonectina, proteoglicanos e ácido hialurónico, são produzidos principalmente pelos fibroplastos e distribuídos numa rede organizada em associação com a superfície da célula que a produziu.

A matriz extracelular apresenta na sua estrutura proteínas fibrosas de 2 tipos funcionais, estruturais (como o colagénio (permite a estruturação da matriz) e elastina (confere resiliência aos tecidos)) e adesivas (como fibronectina, laminina que permitem a unidade do tecido). É também constituída por polissacarídeos, fibronectina, glicosaminoglicanos e integrinas.

3 – Quais os principais componentes do citoesqueleto? Qual a sua localização na célula?

Os principais componentes do citoesqueleto são os microtúbulos, macromoléculas proteicas, microfilamentos e filamentos intermediários e localiza-se no citoplasma da célula.

4 – Distinga transporte activo de transporte passivo.

Designa-se de transporte passivo quando não envolve o consumo de energia, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas, a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração, como por exemplo a difusão e a osmose. Denomina-se transporte ativo quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema, a energia utilizada é na forma de ATP, a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração.

5 – Explique porque é que se diz que uma membrana celular é explicada pelo modelo de mosaico fluido?

A membrana celular é explicada pelo modelo de mosaico fluido porque os lípidos e proteínas dispõem-se formando um mosaico. Os lípidos conferem fluidez à estrutura porque apresentam movimentos laterais mudando de posição na mesma camada (movimento flip-flop) saltando de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com