TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALIMENTAÇÃO E CLASSE SOCIAL

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - DCIES

DISCIPLINA: SOCIOANTROPOLOGIA 

PROFA. ME. NAYRA JOSEANE E SILVA SOUSA.

CELINA NUNES CRUZ

ALIMENTAÇÃO E CLASSE SOCIAL.

Teresina, 2021

ALIEMNTAÇÃO E CLASSE SOCIAL

             O ato de alimentar-se constitui-se em um importante referencial do processo histórico humano, aponta que, após o nascimento, diversos fatores incidem sobre os indivíduos moldando-os o meio em que vivem, estando parte dos fatores ligados a alimentação. Isso por que, o homem é o único animal que precisa aprender a viver, para que o ato de se alimentar é imprescindível. Assim, o gosto por determinados alimentos não é natural, precisa ser aprendido a partir de referências complexas as quais acarretam em preferencias, apontando para elementos culturais profícuos de investigações.

             Os hábitos alimentares também se modificaram, expressando diferentes ideologias culturais, em cada parte do mundo, apresentando tradições alimentares, rituais e hierarquias próprias, compondo uma complexa teia alimentar. Algumas pessoas possuem mais posses e mais dos recursos que a sociedade valoriza. A ação de alimentar-se vai além da nutrição do corpo, é um ato sociopolítico, pois é a partir dele que as pessoas se unem para fazer as refeições e estabelecem relações. Isto percorre desde a escolha do alimento, até sua forma de preparo e seu estilo alimentar está intimamente ligado com fatores sociais, ou seja, a distinção entre alimentação, sua qualidade e variedade, e como os fatores sociais estão diretamente associados à distribuição e o acesso ao alimento.

             Neste contexto, a nível social mais amplo, tais informações contribuem para analisar uma possível transformação na área de atuação do Nutricionista, ou seja, o educador nutricional deveria ser encorajado a influenciar a política econômico-social em direção a mudanças que promovam o bem estar social, para que assim seja alcançado por todos, uma alimentação digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com