TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Absorção dos Carboidratos

Por:   •  9/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Absorção dos carboidratos

Os carboidratos foram todos digeridos, assim precisam ser absorvidos, para que isso aconteça tem três mecanismos usados que são difusão passiva aonde os carboidratos de maior com concentração atravessa diretamente a membrana plasmática, é o Lado menos concentrado, há a difusão  facilitada onde o carboidrato passa do lado mais concentrado para o menos concentrado e o transporte ativo aonde o carboidrato passa do lado menos concentrado para o mais concentrado  há necessidade do transportador gastar energia.

[pic 1]     NESSA IMAGEM É APENAS P LER A COMPARAÇÃO DOS 3 MECANIMOS  E SUAS CARACTERISTICAS

Transportadores de glicose: basicamente são dois tipo de transportadores  de glicose aqueles que são dependentes de sódio (Na) que são chamados de SGLT  e aqueles que são independentes de sódio(Na) chamados de GLUT.

OS transportadores chamados de dependentes de sódio eles fazem co- transporte, eles possuem dois sítios de ligação aonde um vai para o sódio e o outro glicose, o primeiro a se ligar é o sódio ele induz a mudanças que ocorrem no transportador assim fazendo se ligar na  glicose aonde será transportado através da membrana.

O sódio é transportado a favor do gradiente de concentração já a glicose contra o gradiente de concentração, então por esse motivo há necessidade de gasto de ATP(energia)  esse gasto acontece através da bomba de Na-K(potássio) ATPase, esse transportador, transporta tanto glicose como galactose assim havendo uma competição de absorção no intestino. O transportador que transporta glicose e galactose são dependentes de sódio ele é o tipo SGLT1.

AGORA já os transportadores chamados de independentes, aqueles que não precisam de sódio (Na)

Eles usam a difusão facilitada, não gastam energia.

No intestino tem dois tipos de transportadores de glicose que não precisa de sódio o GLUT 2 que esta presente na superfície serosa do intestino e o GLUT 5 que esta presente na superfície LUMINAL, que pega a glicose e frutose do interior do intestino .para dentro do citoplasma.

FUNÇOES DE GLUT 5 : Transporta principalmente FRUTOSE, por difusão facilitada . E ele move a frutose a favor do gradiente assim não gasta energia . já no GLUT 2 ele transporta principalmente mais GLICOSE do que galactose e frutose,  aonde é absorvida no sangue, também a favor do gradiente assim não gastando energia, ele transporta também  PENTOSE por divisão passiva( sem gasto de ATP)...

Curiosidades;::::: Existem alguns fatores que afetam a taxa de absorção dos MONOSSACADRIDEOS , POR EXEMPLO a absorção é mais rápida na mucosa intacta, mas se tiver algum tipo de inflamação essa absorção será reduzida, outro fator são alguns hormônios que aumentam a taxa de absorção de glicose.

Existem vitaminas como B12  B6, ACIDO FOLICO aonde são requeridos para absorção da glicose, o aumento da idade faz a taxa de absorção da glicose diminuir.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com