TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alergia Alimentar

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 2

Alergia Alimentar

Alergia alimentar é um problema nutricional que afeta grande parte da população em geral, constituindo assim um problema de saúde pública em praticamente todos os países. Geralmente os principais fatores relacionados ao desenvolvimento de doença alérgica são a predisposição genética, contato com o alérgeno ou fatores ambientais, ou seja são diversos fatores associados que interagem e notificam um conjunto de organismos que vivem no intestino e que são o principal estimulo para a regulação do sistema imunológico.

É comum a alergia ser confundida com intolerância alimentar, sendo algo muito mais frequente, uma reação adversa aos alimentos não causadas por mecanismos imunológicos e que muito dependem das propriedades bioquímica do alimento ou das características do paciente, no entanto menos grave que a alergia alimentar, que é em sua maioria caracterizadas por reações à substâncias estranhas ao organismo humano e anticorpos.

Atualmente a intolerância alimentar tem sido bastante detectadas em crianças, nos primeiros anos de vida, onde vai sendo desenvolvida na ordem em que os alimentos vão sendo introduzidos na alimentação, o principal alimento desencadeante da alergia é o leite de vaca, uma vez que apresenta proteínas que não estão presentes no leite humano, sendo sempre válido identificar os componentes no rótulo dos alimentos, averiguando se algum não compõe-se de derivados do leite.

Os alimentos mais citados como causadores de alergia são o leite, os ovos, amendoim, castanhas, frutos do mar e soja, sendo os principais alérgenos de natureza proteica. Ao ingerir determinado alimento, sintomas digestivos e intestinais começam a se manifestar como é o caso de diarreia, coceira, tosse e chiado na região peitoral. Até o momento não existe um medicamento específico para prevenir a alergia alimentar, a principal forma de conduzir a terapia consiste em evitar o alimento suspeito e na substituição do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com