TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação Ayurvédica

Por:   •  6/5/2019  •  Resenha  •  4.520 Palavras (19 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 19

Culinária Ayurvédica – Pelotas Inverno 2015

Os seis sabores e os cinco elementos

O diagnóstico ayurvédico da doença é feito com base nos três Doshas, o seu tratamento é feito de acordo como os seis sabores.

Os seis sabores são baseados no próprio sabor das plantas e alimentos. Os sabores se aplicam não só às plantas, mas também aos alimentos, minerais, pedras preciosas, emoções e a todas as substâncias e ações terapêuticas na natureza, além disso, eles podem aumentar, diminuir e equilibrar os doshas, e mostram todos os poderes terapêuticos.

Os seis sabores são: doce, salgado, ácido, picante, amargo, adstringente.

Composição dos sabores:

RASA - Sabor

BHUTAS – Elementos

Encontrados em:

Doce

terra e água

açúcar e os amidos

Salgado

água e fogo

sal de mesa e as algas

marinhas

Ácido

terra e fogo

comida fermentada ou

frutas ácidas

Picante

fogo e ar

especiarias picantes como

pimenta ou gengibre

Amargo

ar e éter

plantas amargas como a

jurubeba ou a genciana

Adstringente

terra e ar

plantas que contêm tanino,

como um caqui verde

Os sabores e os Doshas

Cada dosha, três sabores que o aumentam e três que o diminuem, para isso deveremos considerar geralmente os elementos que os compõem.

VATA

Vata (vento) é reduzido pelo sabor salgado, ácido e doce. Esses três sabores tem elementos diferentes de Vata, ou seja, eles não contêm nem ar nem éter. Vata é aumentado pelo sabor amargo, que é composto de ar e éter, adstringente e picante.

o sabor adstringente aumenta Vata de forma imediata e o amargo a longo prazo. O picante pode ajudar a diminuí-lo pela sua natureza quente, porém agrava Vata por produzir secura.

O sabor ácido ou picante suave associado ao doce (quente e úmido) é o melhor para Vata.

PITTA

Pitta é aumentado pelo sabor ácido, picante e salgado. Esses três sabores contêm fogo. O Pitta é diminuído pelo sabor amargo, pelo adstringente e doce, os quais não contêm fogo.

o sabor ácido, como nos sucos de frutas ácidas, acalmam o Pitta temporariamente pela sua propriedade de aliviar a sede. O sal, durante o verão, pode também ter este efeito, quando transpiramos bastante e precisamos de sua reposição, porém apenas na mínima quantidade para repor os eletrólitos e líquidos. São os acúmulos a longo prazo que vão aumentá-lo e ter efeitos mais deletérios sobre a saúde.

O melhor sabor para Pitta é o amargo, pois ele descongestiona e limpa a bile e o sangue, sendo o doce também útil pelas suas propriedades refrescantes e nutritivas.

 

KAPHA

O sabor doce, salgado e ácido, aumentam Kapha, observe que são todos úmidos e contêm terra. Já o sabor picante, amargo e adstringente, diminuem o Kapha,são todos secos e contêm ar.

O sabor salgado ajuda a atenuar e a descongestionar Kapha e pode tomar mais fácil a eliminação do muco, temporariamente. Algumas plantas expectorantes doces, como o alcaçuz (Yashtmadu), têm também este efeito. O sabor ácido pode ajudar a diminuir a gordura, embora aumente kapha ao nível do plasma.

O sabor picante é o melhor para Kapha, pois tem propriedades opostas.

Virya: é a Potência: Capacidade de resfriar e aquecer

Virya quente

Picante

Ácido

Salgado

(Ushna)

Virya frio

Amargo

Adstringente

Doce

(shita)

Os seis sabores são classificados como Ushna- quentes ou Shita-frios em diferentes graus. O mais quente é, geralmente, o picante, seguido pelo ácido e salgado. O mais frio é o amargo, seguido pelo adstringente e doce.

.


Vipak: é o efeito pós-digestivo

Os seis sabores podem resultar em três efeitos pós-digestivos a longo termo. Isto é diferente do sabor secundário ainda sentido a nível da boca. O VIPAK é o efeito a longo termo sobre o processo digestivo. Após os alimentos passarem pela digestão secundária eles são "reorganizados" nos seus elementos básicos e passam a ter 3 efeitos pós digestivos:

Rasa

Vipak

Doce/ salgado

Doce

Ácido

Ácido

Picante/amargo/adstringente

Picante

O Virya doce significa que constrói tecidos, nutre.

O Virya ácido significa que nutre os tecidos, menos o reprodutivo.

O Virya picante significa que reduz os tecidos, seca.

O doce e o salgado têm um efeito pós-digestivo doce. Eles aumentam a saliva e as secreções alcalinas do estômago e ajudam a construir todos os tecidos do corpo.

O sabor ácido tem um efeito pós-digestivo ácido. Ele aumenta as secreções ácidas e biliosas no sistema digestivo, principalmente no intestino delgado. Ele constrói todos os tecidos do corpo exceto o reprodutivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com