TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação e Saúde Oral

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 2

A nutrição funcional pode ser uma ferramenta de auxílio importante na prevenção de problemas orais e na manutenção adequada da saúde oral. As cáries, gengivites e periodontites são as doenças orais mais comuns e os microrganismos envolvidos no surgimento da cárie fermentam os carboidratos na boca, levando a uma queda acentuada do pH, havendo assim a desmineralização da superfície do esmalte. Já as periodontites são causadas por produção excessiva de endotoxinas (toxina, parte integrante da parede celular de algumas bactérias que é libertada após a destruição da parede celular da bactéria) que acabam provocando uma inflamação.

A saúde requer cuidados e bons hábitos alimentares. Da mesma forma, a saúde oral também depende de hábitos alimentares. O que quer que ingerimos primeiramente passa pela boca, assim se tornando importante fazer escolhas cuidadosas para o benefício da saúde oral. Se tomarmos cuidado e escolhermos alimentos sabiamente, nossa saúde oral pode melhorar e ser mantida facilmente.

Queijos, carnes, nozes e leite são boas escolhas para a saúde oral. Estes alimentos protegem o esmalte dos dentes, fornecendo cálcio e fósforo. O cálcio e o fósforo são ótimos para os dentes.

Frutas com alto conteúdo de água são boas para a saúde oral, como maçã ou pêra.

Alimentos ácidos devem ser minimizados ou ingeridos com outros alimentos. Ex: limão ou tomate.

Alimentos com alto teor de açúcar não são bons para os dentes, como bolos, doces, biscoitos e guloseimas no geral. Tais alimentos podem gerar a cárie dentária.

Água, chá verde e leite são boas escolhas na ingestão de líquidos. Bebidas não alcoólicas, café, chá com açúcar ou bebidas alcoólicas não são amigáveis para a saúde oral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com