TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação é Fundamental Bromatologia

Por:   •  13/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

A alimentação é fundamental para nosso organismo, tendo que ser monitorada para ser de forma saudável, sem prejudicar o organismo acarretando doenças (AUTOR DESCONHECIDO, 2018).

Ao longo da nossa vida, podemos perceber com o passa dos anos nosso corpo vai sofrendo algumas mudanças que são normais quando se envelhece, todos nós precisamos de equilíbrio nas necessidades fisiológicas e psicossociais específicas, tendo uma atenção especial com a alimentação durante o passar dos anos. Tendo uma boa alimentação na infância, na adolescência, quando estiver adulto e com passar dos anos chegar na velhice é muito importante, pois cada fase inicial pode influenciar na fase final (AMARAL, 2012).

A rotina de vida de um adulto é bem corrida, é muitas vezes com essa correria acarreta a ingestão de alimentos saborosos e calóricos e a diminuição de atividades físicas e os stress do dia-a-dia, prejudicando a alimentação equilibrada. Há dois problemas fundamentais sobre a alimentação nessa fase, que é o erro no momento da escolha do cardápio e várias horas sem se alimentar. Esses erros cometidos acaba provocando um espaço para doenças crônicas degenerativas (AUTOR DESCONHECIDO, 2017).

Uma alimentação saudável para o adulto é essencial para a manutenção da saúde e do peso corporal, impedindo o aparecimento de doenças como diabetes e hipertensão, além de carências nutricionais. Os requerimentos energéticos leva em consideração a prática de atividade física, a massa corpórea e a idade do individuo, e o estado fisiológico (AMARAL, 2012).

Uma dificuldade que aparece várias vezes nessa fase de vida, é relacionado as mulheres quando chega na tensão pré-menstrual. Os sintomas acarreta mudança no humor, irritação, depressão, cansaço e outros. nessa fase ocorre uma diminuição do neurotransmissor chamado serotonina, que com a diminuição provoca a depressão e aumenta o anseio de ingestão de doce. Então uma alimentação saudável pode ajudar nesse processo, amenizando e até combatendo esses sintomas (AMARAL, 2012).

Em relação aos homens na fase adulta, começam a se atentar a saúde do coração, por causa da suscetibilidade em relação as doenças cardiovasculares nessa fase, correspondendo aos estresses diário, alimentação imprópria e a falta de exercícios físicos. A ingestão de alimentos ricos em antocianinas, que é distinguível pela cor arroxeada, sendo uva, jabuticaba, morango e outras, é essencial tendo objetivo de proteção ao coração, por terem a função de antioxidante e anti-inflamatório (AMARAL, 2012).

Nessa fase de vida humana, não há nenhum alimento necessário para ingerir com maior quantidade, mais é essencial manter uma dieta equilibrada e com variedades de alimento com nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e outros nutrientes (AUTOR DESCONHECIDO, 2017).

O envelhecimento é um procedimento natural que o organismo sofre, sendo de modo progressivo e não é reversível. Os idosos necessitam de uma atenção exclusiva na alimentação, por conta das mudanças que eles sofrem nessa fase. A alimentação deve ser acompanhada por um profissional, para ele verificar os erros e carências de nutrientes para a alimentação e corrigi-los antes que provoque algo mais sério ou desencadeia uma doença. Além de que, por meio da alimentação é possível obter um estado de vida melhor, em relação aos nutrientes e melhora a qualidade de vida (AMARAL, 2012).

Os costumes alimentares modificam com o avanço da idade por conta das necessidade de energia e nutrientes, e outros elementos. Nessa fase idosa são essenciais alguns nutrientes como, cálcio, ferro, zinco, magnésio, vegetais, derivados do leite, soja assada, semente de girassol, Vitamina D, Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B12 e outros nutrientes (AUTOR DESCONHECIDO, 2017).

Os idosos tem o hábito de apresentar falta na apetite e baixa ingestão de alimentos, para esse tipo de idosos tem que ser oferecido alimentos ricos em energia. Essa fase os idosos apresentam algumas dificuldades como mastigação, deglutição, e também digestão dos alimentos que devem ser controladas com alimentos de fácil consistência, como alimentos macios. Nessa fase alguns apresenta um problema que dificultam sua vida, que é a doença Alzheimer, idosos com 65 anos ou mais sofrem desse mal, quando os idosos sofrem dessa doença, a cada ano a sua memória se prejudica mais, isso se da pela diminuição de neurotransmissores, regressão dos neurônios e diminuição do fluxo sanguíneo. Um nutriente essencial para os idosos são a colina, que ajuda no desenvolvimento cerebral, que auxilia na memória. Os alimentos que contém grande quantidade de colina são, lecitina de soja, o bife do fígado, a gema do ovo e outros (AMARAL, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com