TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Microbiologia

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade On-line Pontuada 02

Microbiologia

Aluna: Danielle Mutiz Tavares Lacerda - NUEAD

1ª Questão:

Antes de realizarmos a coleta, uma paciente foi orientada a fazer assepsia da região genital e também, dispensar o primeiro jato, coletando apenas o jato intermediário de urina. Feito esse procedimento, a urina foi semeada em meio de cultura não seletivo, estéril e colocada em estufa à 37º C/48 horas. Após esse período a cultura se apresentou mista, com aspecto das colônias típicas de bactérias. A coloração de gram realizada revelou a existência de cocos gram positivos e cocobacilos gram negativos. O técnico de laboratório concluiu, após avaliação, que os gram positivos eram Staphylococcus sp e pertenciam à microbiota normal, enquanto os gram negativos se tratavam de Ureaplasma sp provável gênero relacionado com o quadro infeccioso.

a)    Caracterize, detalhadamente, a ultra-estrutura (composição química) da parede celular dos Staphylococcus identificados na cultura acima.

b)    O Ureaplasma sp é uma bactéria sem parede celular. Por que então ela se mostrou como gram negativa?

c)     O que é uma cultura do tipo mista?

d)    Um aluno da disciplina de Microbiologia geral, ao ver a mesma lâmina acima, corada pelo método de Gram, afirmou que os cocos Gram positivos observados, na verdade se tratavam de uma levedura, questionando o laudo anterior. O que pode ser observado nessa lâmina que esclareça essa dúvida, Coco ou levedura?

BIOLOGIA DA INFECÇÃO DE ZIKA VIRUS EM CÉLULAS HUMANAS

O vírus Zika (ZIKV) é um flavivírus (família Flaviviridae) transmitido por Aedes aegypti e que foi originalmente isolado de uma fêmea de macaco Rhesus febril na Floresta Zika (daí o nome do vírus), localizada próximo de Entebe na Uganda, em 20 de abril de 1947. Esse vírus é relacionado ao vírus da febre amarela e dengue, e que causam febre hemorrágica. O vírus Zika tem causado doença febril, acompanhada por discreta ocorrência de outros sintomas gerais, tais como cefaleia, exantema, mal estar, edema e dores articulares, por vezes intensas. No entanto, apesar da aparente benignidade da doença, mais recentemente na Polinésia Francesa e no Brasil, quadros mais severos, incluindo comprometimento do sistema nervoso central (síndrome de Guillain-Barré, mielite transversa e meningite), associados ao Zika têm sido comumente registrados. Estruturalmente, este vírus apresenta genoma de RNA, fita simples e polaridade positiva. É envelopado e com capsídeo de simetria poliédrica. 

Haddow AD, Schuh AJ, Yasuda CY, Kasper MR, Heang V, et al. (2012) Genetic Characterization of Zika Virus Strains: Biology of Zika virus infection in human skin cells. J Virol 89:8880 –8896.

Então, ao ler o texto acima, responda:

  1. O ZIKV, assim como descrito acima, é um vírus de RNA de polaridade positiva. O que isso significa?
  2.  b)    “Um vírus de capsídeo desnudo ou mesmo envelopado, quando perde, respectivamente, estas estruturas, perde também sua capacidade infectiva.” TRABULSI, 2010. Caracterize quimicamente o capsídeo e envelope viral e cite a etapa do processo de replicação viral dependente da presença destas estruturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com