TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE MICROBIOLOGIA APLICADA

Por:   •  3/12/2020  •  Abstract  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO  

CAMPUS IPOJUCA [pic 1]

CURSO: TÉCNICO EM QUÍMICA

DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA APLICADA

PROFESSOR: FRANCISCO SÁVIO GOMES PEREIRA SEMESTRE: 2020.1

 

                       

ESTUDANTE: LÍLIAN FERNANDA DIAS CHAVES  TURNO: NOITE DATA: 07/10/2020 

 

INSTRUÇÕES A SEREM SEGUIDAS:

  • USE CANETA AZUL OU PRETA, VERSO DESTA FOLHA E OUTRAS PARA RESPONDER.
  • CADA QUESTÃO (EXCETO A SORTEADA) TEM PESO 0,7, PERFAZENDO UM TOTAL PREVISTO DE 7,0.
  • FAZER MARGENS DE 2 CM NAS FOLHAS USADAS PARA CONTORNAR AS RESPOSTAS.
  • FOTOGRAFAR AS FOLHAS E ENVIAR PARA O E-MAIL: professor.savio@yahoo.com.br 
  • SERÁ SORTEADA UMA QUESTÃO PARA SER CORRIGIDA COMO REPRESENTATIVA COM PESO MÁXIMO DE 3,0 (0 A 3,0).  

 

 

ATIVIDADE 2 – LISTA DE EXERCÍCIOS – I UNIDADE

 

  1. Qual a importância do microscópio para a microbiologia? Comente objetivamente.

 

O desde da sua criação o microscópio possibilitou o estudo dos microrganismos. A microbiologia dependem de equipamentos que permitam a visualização dos microrganismos e das células, pois os mesmos são elementos minúsculos e sem o auxílio do microscópio não poderiam ser visualizados, já que a visão humana só consegue enxergar acima de 0,2 mm. Com a invenção do microscópio o estudo dos microrganismos tornou-se possível, pois, com uma visão limitada o ser humano jamais conseguiria enxergar seres de nível micrômetro e até nanômetro devido a sua relevância para a ciência, este equipamento figura como uma das maiores invenções, pois, o conhecimento adquirido sobre os vírus, as bactérias, os fungos e os protozoários, permitiram aos cientistas entenderem todo o processo de parasitismo e infecções. A cura de diversas doenças só se tornou possível devido à compreensão sobre a morfologia e fisiologia desses microrganismos, além da observação desses parasitas em relação a seus hospedeiros. Portanto, as contribuições do microscópio para a ciência vão muito além de um equipamento auxiliar, pois sua importância está diretamente ligado a evolução da ciência, encontra-se presente em todos os laboratórios de pesquisa e nitidamente no conhecimento morfológico e fisiológico de todos os seres vivos, tornando-se primordial na microbiologia celular e molecular.

  1. Construa uma tabela, em pelo menos 3 ideias, do confronto entre os microrganismos bactérias e fungos, justificando cada caso.  

Bactéria

Fungos

Características:

Consideradas organismos vivos, as bactérias possuem tudo que precisam para viver: genoma e estruturas celulares que produzem proteínas que as abastecem com energia. Assim, seu simples metabolismo é o suficiente para que ela se multiplique, são unicelulares pertencentes ao Reino Monera, podem se autótrofos ou heterótrofos, anaeróbicas ou aeróbicas.

Fazem parte do Reino Fungi, que inclui organismos bem diversificados, que vivem em quase todos os ambientes terrestres e apresentam variações de formas e tamanhos, desemprenha diversas funções na natureza (decompositores, predadores, parasitas, etc.)

Quantidades de células

Unicelular (uma célula)

Unicelular, pluricelular.

Estrutura

Parede bacteriana (membrana esquelética), Núcleoide (cadeia circular de DNA sem núcleo definido), Plasmídeo, Presença de flagelos em alguns casos.

Hifas, núcleo bem definido, presença de septos ( divisão por parede celular) e ramificações.

Doenças relacionadas

Pneumonia, Sífilis, Tétano, Tuberculose.

Micoses, Candidíase, Histoplasmose

  1. Construa uma tabela que contemple 2 vidrarias, 3 equipamentos e 2 materiais usados em laboratórios de microbiologia indicando as finalidades destes insumos e seus cuidados operacionais.

Equipamentos

Finalidade

Cuidados

Tubo de ensaio

Cultivo, conservação, leitura de pequena escala

Esterilizar

Placas de petri

 Servem para conter meio de cultura sólido. Sua superfície extensa facilita o isolamento de espécies microbianas

Esterilizar

Pipeta graduada

Usadas principalmente para diluir preparações diversas e inocular culturas líquidas. Inocular significa inserir ou introduzir um inoculo (ou semente) num meio de cultura.

Esterilizadas com uma porção de algodão hidrófobo na parte superior

LÂMINAS DE VIDRO

 para exame dos microrganismos em microscópio óptico.

armazenadas em caixa de vidro contendo álcool 95%

ALÇA DE DRIGALSKY

serve para espalhar suspensões de microrganismos na Placa de Petri contendo meio de cultura sólido

flambada à chama antes e após o uso

BICOS DE BUNSEN E DE MECKER –

 proporciona uma chama que permite a realização da manipulação das análises microbianas.

utilizada para técnicas de flambagem e esterilização de materiais contaminados ou para manter uma “área de trabalho segura e estéril”.

Atenção para evitar acidentes

Câmara de Neubauer

permitem contar o número de células contidas em um volume determinado de suspensão microbiana. É utilizada na contagem de microrganismos visíveis ao microscópio óptico, de forma precisa e rápida na quantificação de células de leveduras, esporos, bactérias e outras partículas.

 

Autoclave

destinado à esterilização pelo calor úmido (vapor d´água sob pressão)

NÃO ENCHER DEMAIS AUTOCLAVE, DEIXANDO O VAPOR CIRCULAR

Cabine de fluxo laminar

câmaras assépticas dotadas de exaustores e lâmpadas fluorescente, removem as impurezas do ar por meio de um filtro absoluto

 

  1. Descreva o procedimento laboratorial de limpeza, desinfecção e esterilização de vidrarias como pipetas, placas de Petri e tubos de ensaio para uso microbiológico.  

Placas de Petri de plástico (descartável) com culturas, bem como outro material de plástico utilizado, após autoclavagem devem ser colocados em sacos de plástico e enviados para incineração. Vidrarias contaminadas, por sua vez, após autoclavagem devem ser lavadas com detergente neutro e rigorosamente enxaguada e passada por água destilada e seca em estufa, para limpeza de materiais de vidros difíceis de serem limpos com solventes orgânicos, utiliza-se ácido nítrico concentrado com cuidado e depois lavadas cuidadosamente. As pipetas de vidro utilizadas no laboratório deverão ser imersas em líquido desinfetante e posteriormente lavadas e auto clavadas. Os materiais quando novos e também usados  mas sem elevada contaminação, são lavados com solução detergente e lavados com água corrente, e em seguida enxaguados com porções pequenas de água destilada. Deixa-se escorrer, coloca-se em estufa com uma temperatura controlada em torno para secagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (435.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com