TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar De Microbiologia

Artigo: Atividade Complementar De Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 4

Descreva para os vírus da AIDS, gripe, dengue e herpes as seguintes características:

 Agente etiológico

 Propriedade dos vírus

 Características da doença

 Epidemiologia

 Prevenção e controlo.

AIDS

 Agente etiológico: HIV do gênero Lentivírus

 Propriedades do vírus: Possui duas fitas idênticas de RNA, a enzima transcriptase reversa e um envelope de fosfolipídios.

 Características da doença: O Centro de Prevenção e Controle de Doenças divide o processo por infecção de HIV em adultos por três estágios clínicos:

1) Categoria A: Nesse estagio, a infecção pode ser assintomática ou causar linfadenopatia persistente (linfonodos aumentados).

2) Categoria B: Esse estagio é caracterizado por infecções persistente pelo fungo Cândida albicans, que pode surgir na boca, na garganta ou na vagina. Outras condições podem incluir Herpes zoster, diarreia persistente e febre, placas esbranquiçadas na mucosa oral (leucoplaquia pilosa) e certas condições cancerosas ou pré-cancerosas da cervix.

3) Categoria C: Esse estágio é a AIDS clínica. Importantes condições indicadoras de AIDS são as infecções por Candida albican do esôfago, dos brônquios e dos pulmões; as infecções por citomegalovírus; a tuberculose; a pneumonia por Pneumocytes; a toxoplasmose cerebral; e o sarcoma de Kaposi (causado pelo Herpesvírus humano B).

 Epidemiologia:

Três padrões epidérmicos emergiram:

- Nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa, na Austrália, no norte da África e em certas partes da America do Sul, o HIV tem afetado principalmente usuários de drogas injetáveis (UDIs) e homens homossexuais e bissexuais. O Leste europeu e a Rússia tem visto um crescimento acelerado dos números de casos principalmente UDIs. Na Europa ocidental e na America do Norte, a incidência de disseminação heterossexual esta aumentando rapidamente. Estima-se que as mulheres serão infectadas na mesma taxa que os homens.

- Na África sub-Saara, a transmissão do HIV provem quase inteiramente no contato heterossexual, e os homens e mulheres são afetados em números praticamente iguais. Em alguns países, mais de 25% da população estão infectados.

- A infecção foi trazida mais recentemente para a Europa oriental, Oriente Médio e principalmente Ásia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que a epidemia da Ásia, que potencialmente inclui as populações imensas da Índia, e da China, poderá superar finalmente todas as outras em abrangência e impacto. Nessas áreas, a epidemia envolve UDIs, trabalhadores do sexo e homens jovens heterossexuais.

 Prevenção e tratamento: No presente, na maior parte do mundo, o único método praticado é minimizar a transmissão. Isso requer programas educacionais para promover o uso de preservativos, bem como desestimular a promiscuidade sexual. Tentativas de diminuir o uso de agulhas contaminadas entre UDIs também são importantes. Muitos progressos foram feitos no uso de quimioterápicos para inibir as infecções por HIV. Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para AIDS.

GRIPE

 Agente etiológico: Influenzavirus

 Propriedade do vírus: Consiste de 8 segmentos de RNA separados, de diferentes comprimentos e envolvidos por uma camada interna de proteína e uma camada externa dupla de lipídio. Na camada dupla externa há dois tipos de projeções, umas espículas de hemaglutina (H) e espículas de neuraminidase (N). existem cerca de 500 espículas H em cada vírus, enquanto a N é cerca de 100 para Ca vírus.

 Características da doença: Os vírus da gripe são classificados em grupos principais, de acordo com os antígenos de seus revestimentos proteicos. Esses grupos A, B e raramente C.

A = responsáveis pelas grandes pandemias

B = circulam e sofrem mutação, normalmente são responsáveis por infecções mais limitadas geograficamente e mais leves.

 Epidemiologia: Praticamente todos os anos epidemias de gripe se disseminam rapidamente entre grandes populações. A doença é facilmente transmissível e a taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com