TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOQUÍMICA APLICADA À NUTRIÇÃO

Por:   •  17/3/2021  •  Seminário  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMCA E BIOFÍSICA

DISCIPLINA: BIOQUÍMICA APLICADA À NUTRIÇÃO I (ICS067)

PROF.: ALINE MIRANDA MASCARENHAS/RAVENA NASCIMENTO

pH  E SISTEMA TAMPÃO – INDICADOR DE REPOLHO

  1. Introdução:
  1. Por que esse tema é importante?

O pH de uma solução é uma maneira de mensurar a concentração de H+ nesse meio.

           As concentrações de H+ podem afetar uma série de reações dentro das células, bem como podem afetar a estrutura de proteínas e enzimas. No sangue e fluidos intra e extra-celulares o pH é mantido em um faixa estreita. Ao se trabalhar com as biomoléculas é necessário avaliar o pH das soluções a fim de garantir as condições necessárias, entre elas o melhor pH para as reações. 

          Mas como avaliar o pH de uma solução? Isso pode ser feito de duas formas: com um aparelho dotado de um eletrodo de vidro sensível às variações das concentrações de íons H+ (potenciômetro), ou com o uso dos chamados indicadores de pH, os quais mudam de cor a depender do pH da solução.

  1. Como os indicadores funcionam?

          Os indicadores de pH são ácidos orgânicos fracos que apresentam cor diferente a depender da concentração de prótons da solução. Eles apresentam a seguinte equação de equilíbrio:

                                                           HIn   H+ + In-

                                                         (cor 1)    (cor 2)

           Por serem ácidos orgânicos fracos, cada indicador tem uma tendência maior ou menor de se dissociar em próton e sua base conjugada. E isso vai depender da sua força de ionização que pode ser avaliada de acordo com a sua constante de dissociação ou Ka. Desse modo cada indicador vai se dissociar em uma determinada faixa de pH, de modo que fora dessa faixa ele não pode discriminar os valores de pH do meio.

           Um bom exemplo é a fenolftaleína. Na forma de doador de próton a fenolftaleína é incolor, e ao se dissociar e liberar o próton, a base conjugada formada tem cor púrpura. Mas a fenolftaleína só se dissocia em valores de pH acima de 8,2. Isso significa que ao adicionarmos fenolftaleína em uma solução e ela não mudar de cor, sabemos apenas que o pH daquela solução é inferior à 8,0. Por outro lado, para valores de pH acima de 9,8, toda a fenolftaleína em solução estará na forma de base conjugada. Isso significa que se uma solução apresentar uma forte cor púrpura sabe-se apenas que o pH é maior do que 9,8. Somente para valores entre 8,2 e 9,8 a fenolftaleína pode indicar o pH.

           Desse modo para poder avaliar o pH com o uso de indicadores é necessário utilizar mais de um em uma mistura conhecida como indicador universal, ou então utilizar papéis de filtro embebidos em diferentes indicadores. Ao serem colocados em contato com uma determinada solução o padrão de cores se altera e ao ser comparado com um padrão já conhecido (normalmente estampado na própria embalagem) é possível se ter uma ideia aproximada do pH da solução teste. Para avaliações precisas do valor do pH utiliza-se um potenciômetro.[pic 2]

  1. O indicador dessa prática

               Para esta prática nós usaremos uma solução de repolho roxo. O repolho roxo apresenta pigmentos, as antocianinas, que mudam de cor a depender do pH. Além do repolho as antocianinas estão presentes em frutos como o morango e em flores como o hibisco.

  1. Objetivo da Prática:

  1. Observar a atividade de um indicador de pH de origem natural
  2. Utilizar o indicador obtido a partir do repolho roxo para testar substâncias e classificá-las em ácidas, básicas ou neutras.
  1. Material Necessário:
  • Repolho cortado (mais ou menos ½ xícara)
  • Água o quanto baste para cobrir o repolho
  • Sumo de limão ou vinagre de álcool
  • Copos transparentes (de vidro, acrílico ou descartáveis)
  • Caneta para marcar vidro ou hidrocor
  • Uma panela para ferver o repolho
  • Peneira
  • Bicarbonato de sódio
  • Substâncias que você queira testar (por exemplo: sabão em pó diluído, leite, sabonte líquido, detergente)

 

  1. Roteiro:

a. Preparação do indicador natural

  1. Colocar o repolho picado em uma panela e adicionar 250 ml de água filtrada;
  2. Levar ao fogo e deixar ferver;
  3. Com a ajuda de uma peneira transferir o líquido para um recipiente;
  4. Enquanto o líquido esfria, rotule os copos de acordo com o número de substâncias que você vai testar. Deixe um tubo sem rótulo para servir de comparativo.

Observação: Você pode obter o indicador triturando o repolho no liquidificador, mas ao ferver você pode aproveitar melhor o repolho depois em uma refeição.

           b. Testes.

[pic 3]

  1. Divida o indicador obtido após a fervura do repolho entre os copos, aproximadamente 1 dedo de altura de líquido (use a medida da largura do dedo, não da altura!!!)

[pic 4]

[pic 5]

  1. Adicione ao segundo copo algumas gotas de sumo de limão ou vinagre e observe se há alteração de cor
  1. Em outro copo adicione o bicarbonato de sódio e observe (o bicarbonato pode ser adicionado de forma direta ou diluído em um pouco de água).
  1. Repita o procedimento para as outras substâncias que você vai testar (uma em cada copo). Caso não tenha copos suficientes, lavar os copos e reutilizar, mas você deve ter ao menos dois porque o primeiro deve sempre ficar com a solução de repolho para comparação. NÃO ESQUEÇA DE TESTAR COM A ÁGUA QUE VOCÊ COSTUMA CONSUMIR EM CASA!
  1. Para o sabão em pó, dilua uma pequena quantidade em água e adicione algumas gotas do sabão diluído.
  1. Se forem testar sabão em pedra ou sabonete, estes devem ser diluídos em água antes de serem testados.

c. Resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (240 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com