TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança Em Saúde -Manipulação De Produtos Químicos

Por:   •  13/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 5

BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE -MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS

Andrea Pozzobom

Andressa da Costa Lopes

Andressa Vitória

Alessandra Vieira da Silva Souza

Fábio da Silva Fraga

Jaqueline Estevão

Joice Fogassi

Ketlen Hope

Jamily Cunha

Pedro Jaime

Simone Fraga da Silva

Simone Silva Packness

Tatiana Fernandes

Tutor Externo Margarete

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Souza (2022) biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Referente a biossegurança na manipulação de produtos químicos, Barbosa (2023), refere-se que as substâncias que podem causar agravos à saúde e danos ao meio ambiente, devem requerir atenção especial visto que cada um se comporta de maneira diferente, necessitando serem tratados individualmente.

A biossegurança é uma área de extrema importância na saúde, especialmente quando se trata da manipulação de produtos químicos. Ela engloba um conjunto de medidas e práticas que visam proteger os profissionais de saúde, os pacientes e o meio ambiente contra os riscos decorrentes do manuseio de substâncias químicas perigosas, assim “biossegurança assume uma importância vital para a melhoria da qualidade da assistência à saúde, criando um ambiente seguro, tanto para o profissional, quanto para o usuário dos serviços de saúde.” (JÚNIOR , 2001).

Sendo essas medidas voltada ao ambiente hospitalar vemos o seguinte que:

a adoção de medidas preventivas, para ambiente hospitalar, é extremamente necessária, uma vez que os riscos à saúde são mais eminentes pela possibilidade de contágio por agentes infecciosos ao se considerar as características da modalidade de serviços que são desenvolvidos por estas instituições. No paradigma de hospitais saudáveis, diversas ações têm sido empreendidas pelas instituições de saúde, visando uma qualidade de vida mais positiva, tanto para os clientes externos, quanto para os internos. (ERDTYMANN, 2008, p. 86-93).

É importante destacar os riscos na utilização de substâncias químicas como tintas e solventes orgânicos, soluções ácidas e alcalinas, sais e compostos metálicos, além de outras. O que determina o risco é o grau de toxicidade, a forma de manipulação dos produtos químicos, a dispersão dos agentes no ambiente de trabalho, o tempo de exposição e o nível de proteção dos trabalhadores envolvidos. Por isso que devemos entender o manuseio desses produtos para saber “a importância de avaliar o impacto da utilização de substâncias e compostos químicos na saúde e na segurança dos trabalhadores.” (PASSOS; FEREIRA; GURJÃO, 2020, p.10).

Em um laboratório é necessário estabelecer normas de segurança de manuseio para a proteção de todos os indivíduos, como EPI’S, normas regimentais Federais, Estaduais e Municipais. “As Normas de segurança determinam os requisitos básicos para a proteção da vida e da propriedade nas dependências da instituição, onde são manuseados produtos químicos e equipamentos” (COSTALONGA; FINNAZZI; GONÇALVES, 2010, P.4)

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O manuseio seguro de produtos químicos depende de um conjunto de ações voltadas à prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais e à preservação do meio ambiente. Produtos químicos potencialmente perigosos podem ser encontrados por toda parte, não somente no ambiente de trabalho, mas também no domicílio das pessoas e em locais frequentemente visitados como o comércio, oficinas e etc. Por isso

"podemos afirmar que os produtos químicos estão presentes nas atividades práticas utilizadas nos laboratórios de ensino com intuito de desenvolver a capacidade de observação, análise e compreensão dos alunos. Assim, os laboratórios são lugares em que todos os cuidados devem ser tomados devido a presença dos reagentes. Esses quando manuseados, armazenados e descartados de forma equivocada podem causar danos à segurança do manipulador e do meio ambiente". (ALMEIDA, MYKAELLY, 2023, p.59)

Os profissionais de saúde devem receber treinamento adequado sobre os produtos químicos que manipulam, incluindo suas propriedades, riscos e precauções de segurança. É fundamental entender as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) dos produtos utilizados.

A ficha de segurança de produtos químicos (FISPQ) fornece informação dos produtos químicos quanto à segurança, saúde, proteção e ao meio ambiente. Ela não pode ser considerada FISPQ quando não for elaborada em conformidade integral com a Norma Técnica NBR-14.725 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), 2005. Para cada produto, há uma ficha de informação bastante detalhada, contendo as seguintes informações:

- identificação do produto;

- medidas de segurança;

- riscos ao fogo;

- propriedades fisico-químicas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com