TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Disciplina-Turma: PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS

Professor(a): Daniela Carvalho

ESTUDO DIRIGIDO

Atenção:

Este ED poderá ser realizado em grupo de até 03 componentes.

Data de entrega: 26/02/2015.

Explique o funcionamento da bomba de Na/K.

A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. A concentração do sódio ela é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intracelular. A manutenção dessas concentrações ocorre pelas proteínas transportadoras sódio e potássio que capturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+) e os bombeiam para o meio interno. Se não ocorresse um transporte ativo eficiente, a concentração destes íons iria se igualar.

Qual a função dos lisossomos e do retículo endoplasmático rugoso?

Retículo endoplasmático rugoso é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos – os ribossomos – aderidos à sua superfície externa (voltada para o citosol).

Lisossomos é Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; - Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. Este processo é conhecido como autofagia.

Diferencie metabolismo aeróbico e metabolismo anaeróbico.

Metabolismo aeróbico é quando realizados regularmente, os exercícios aeróbicos permitem uma eficiente perda de peso. Para entendermos o porquê de eles conduzirem à perda de peso, temos de perceber como ele funciona. Na presença de oxigênio, o metabolismo aeróbico produz ATP (adenosina trifosfato, a energia do corpo) a partir da quebra de glicogênio (processo conhecido por glicogenolise) e de gorduras (processo conhecido por lipólise). Apesar do sistema aeróbico não conseguir produzir ATP tão rápido quanto o sistema anaeróbico, ele consegue produzi-lo em maiores quantidades. Quando inicia a atividade física, o organismo serve-se do metabolismo anaeróbico para produzir energia, pois este permite produzir ATP rapidamente, ainda que em poucas quantidades. No entanto, se o tipo de exercício que estás a praticar é de baixa média intensidade e longa duração, o organismo passa a produzir ATP através do sistema aeróbico.

 Metabolismo Anaeróbico é como referido anteriormente, mal a pessoa inicia a sua atividade física, o sistema anaeróbico é ativado. Ele é o sistema energético predominante em atividades que durem até cerca de 90 segundos, como as séries de musculação, saltos em altura ou sprints. De maneira a responder à demanda do organismo por grandes quantidades de energia de forma rápida, a glicose segue outras vias de produção de energia, vias essas que não necessitam da presença de oxigênio. Isto permite poupar muito tempo ao organismo. Ao fim de 30 segundos de exercício de alta intensidade o sistema contribui com 60% de energia gasta, após os 2 minutos de exercício intenso, a contribuição do sistema cai pra 35%. O metabolismo anaeróbico utiliza os hidratos de carbono sob a forma de glicogênio muscular ou glicose. O glicogênio é quebrado em glicose que, por sua vez, é rapidamente quebrado na ausência de oxigênio para formar ATP e ácido láctico.

Qual a importância das adaptações celulares?

As células devem constantemente se adaptar, mesmo em condições normais, a alterações do meio ambiente. Estas adaptações fisiológicas geralmente representam respostas das células à estimulação hormonal como, por exemplo, no aumento das mamas e indução de lactação pela gestação. As adaptações patológicas procuram conferir às células a capacidade de sobreviver em seu ambiente e talvez escapar de sofrerem lesões.

O que é hipotrofia? Exemplifique.

Consiste na redução quantitativa dos componentes estruturais e das funções celulares, resultando em diminuição do volume das células. A redução do volume se dar por diminuição do anabolismo e das estruturas celulares (mitocôndrias, reticulo endoplasmático, etc.) a redução do numero ocorre por apoptose. Tudo indica que o aumento da degradação das proteínas celulares (nos lisossomos e pelo sistema ubiquitina-proteassomas) e o principal mecanismo de hipotrofia. A agressão a proteínas por radicais livres e também mecanismo importante na hipotrofia, já que as proteínas modificadas são ubiquitinizadas e dirigidas aos proteassomas, onde são degradadas.

A hipotrofia pode ser fisiológica ou patológica. A primeira e a que ocorre na senilidade, quando todos 0os órgãos e sistemas do organismo reduzem suas atividades metabólicas e o ritmo de proliferação celular diminui; como afeta todos o individuo, não ha prejuízo funcional porque fica mantido um novo estado de equilíbrio.

Qual o tipo de adaptação celular é observado na musculatura esquelética de indivíduos atletas? Explique por que ela ocorre.

É a Hipertrofia. Ocorre, porque a um aumento do volume da fibra muscular (aumento individual da sua área transversal). Trata-se de um fenômeno de adaptação comumente observado no tecido muscular quando este é submetido a um regime de exercício físico como, por exemplo, o treinamento de força ou treinamento contra resistência. O grau de hipertrofia sofrida pelo músculo estará diretamente relacionado ao tipo e intensidade do exercício.

[pic 2]

À capacidade do músculo esquelético de se adaptar às demandas funcionais que o organismo impõe damos o nome de “plasticidade muscular”. Esse mecanismo de adaptação das proteínas componentes dos mios filamentos obedece a imposições hormonais e do exercício. Um exemplo claro e simples é a adaptação da densidade muscular que ocorre com um homem praticante de musculação. Com a prática contínua de levantamento de peso, observa-se um aumento da densidade muscular. Ao contrário, um músculo que perde a inervação, ou que é mantido imobilizado, pode sofrer um processo chamado de hipotrofia ou atrofia muscular, que se caracteriza pela perda da massa muscular (diminuição do conteúdo protéico da célula muscular).

Quais os tipos de adaptações celulares são observados no útero durante a gestação? Explique por que elas ocorrem?

Os tipos de adaptações celulares observados durante a gestação são Hipertrofia e Hiperplasia.

A hipertrofia (aumento no tamanho da célula) e a hiperplasia são muito relacionadas e geralmente se desenvolvem concomitantemente. A hipertrofia não envolve a divisão celular, mas a hiperplasia ocorre se as populações de células forem capazes de sintetizar DNA , permitindo assim a divisão mitótica.

A Hiperplasia que ocorre no período da gestação é a fisiológica hormonal, melhor exemplificada pela proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gestação e pela hiperplasia fisiológica que ocorre no útero gravídico.

“Indivíduos que praticam fisiculturismo apresentam aumento de massa muscular, este aumento é caracterizado por uma hipertrofia e hiperplasia que ocorrem em decorrência do trabalho muscular.” A afirmativa está correta? Justifique sua resposta.

A afirmativa esta incorreta, pois a hipertrofia é um processo que ocorre a nível celular e esta vinculada ao aumento do tamanho e do volume das células. Portanto quando você sofre hipertrofia, você não desenvolve células musculares novas, apenas aumenta as já existentes de tamanho. Esta acontece com o aumento da secção transversa do músculo e com a adição de sarcômeros (Componente do músculo esquelético, dotado de proteínas contráteis). Com isso, o torque e a potência dos músculos são aumentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (374 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com