TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA NO ATIVO IMOBILIZADO: Um estudo de caso na empresa LN Transportes.

Por:   •  31/10/2019  •  Artigo  •  5.327 Palavras (22 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 22

ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA NO ATIVO IMOBILIZADO: Um estudo de caso na empresa LN Transportes.[1]

Hevilyn Rodrigues Pires

RESUMO

O trabalho a seguir mostra um estudo da importância dos procedimentos de auditoria interna como instrumento de prevenção de erros e fraudes na gestão de uma empresa. Abordando os conceitos de controle interno, a responsabilidade da administração, considerando medidas preventivas contra erros e fraudes e abordando os resultados positivos da empresa. Os procedimentos de auditoria tem uma contribuição significativa para as empresas, por se tratar de uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões. A metodologia utilizada constituiu em pesquisa bibliográfica, com fundamentação teórica buscando os resultados do estudo as respostas obtidas através dos questionários aplicados. Evidenciando a importância da utilização de um sistema de controle interno como ferramenta de gestão.

Palavras-chave: Auditoria. Controle Interno. Gestão empresarial.

1 INTRODUÇÃO

Observa-se que a auditoria interna tem uma grande relevância para o sucesso de qualquer empreendimento, uma vez que ele contribui para a redução de fatos indesejáveis que podem vir ocorrer na organização, proporcionando segurança para a administração a fim de que seus objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos. Devido às mudanças que ocorrem no mundo dos negócios, os empresários têm buscado alternativa que verifiquem os resultados de suas ações. Com isso tornam-se cada vez mais necessário, informações que auxiliem os gestores e suas tomadas de decisões.

Nota-se que os procedimentos de auditoria, como o controle interno, são peças essenciais que se completam. Além de averiguar se os procedimentos estão corretos, a auditoria interna também propõe ajustes através do controle interno.

Destacam-se através da pesquisa que são várias as contribuições que os procedimentos internos podem oferecer à gestão empresarial, desde que seja aplicado o monitoramento de forma adequada, pois assim auxiliam os gestores a proteger seus ativos através de informações exatas, confiáveis e oportunas, que ajudam a prevenir erros, perante os atos ilícitos.      

O presente trabalho se dispõe a um estudo de caso na empresa LN Transportes, situada na cidade de Catalão (GO), no ano de 2017, destacando os procedimentos de auditoria que são utilizados para o controle de ativos imobilizados da empresa. Trazendo como objetivo geral a análise dos procedimentos de auditoria no ativo não circulante imobilizado da empresa LN Transportes no setor de transportes terrestres, a fim de compreender se os valores apresentados no balanço patrimonial da empresa condizem com a realidade que os mesmos se encontram. Dispondo ainda de objetivos específicos que tem como ênfase o procedimento de controle interno na empresa LN Transportes no ano de 2017 está em conformidade com as avaliações de eficiência apresentadas pela Norma Brasileira de Contabilidade de Auditoria Independente (NBC TA). Expor se há necessidade do uso dos procedimentos internos de forma mais rigorosa na empresa a fim de proteger os seus ativos.

Neste contexto, essa pesquisa tem como finalidade responder os seguintes questionamentos: Os valores contabilizados no ativo imobilizado da empresa LN Transportes, apresentados no ano de 2017, condizem com os valores existentes no balanço patrimonial? Os procedimentos de auditoria foram utilizados de maneira eficiente na busca de informações e de um melhor gerenciamento das informações?

O controle interno proporciona um efeito preventivo sobre os procedimentos adotados pela empresa, evitando problemas internos que poderão ocasionar perdas para a entidade, desde que esse seja aplicado e monitorado de forma contínua. Contribuindo com cada setor existente dentro da instituição, a auditoria interna oferece uma organização de forma a agregar agilidade, eficiência e veracidade para as informações contábeis e administrativas.

Cada dia torna-se evidente a importância de um sistema de controle interno como meio de proteger a empresa, fazendo que todas as medidas tomadas tenham como objetivo a melhoria dos procedimentos gerados pela organização, a inibição de fraudes e a segurança das informações um maior grau de confiabilidade e exatidão dos registros contábeis.

Sendo assim, pode-se notar o quanto o controle interno traz benefícios para a gestão e desenvolvimento da empresa, pois ao ser constituído tem a necessidade de ter um instrumento de apoio para que seus objetivos sejam alcançados. A escolha deste tema deveu-se pelo fato das contribuições que o controle interno pode oferecer à gestão empresarial, pois os gestores poderão obter informações fidedignas, dados contábeis mais precisos e confiáveis que os auxiliem em suas tomadas de decisões, proporcionando mais segurança aos negócios da empresa e mais estímulo nos segmentos das políticas organizacionais.

Enquanto formada, o tema vem como uma oportunidade ímpar, proporcionando a oportunidade de aplicar a teoria estudada na realidade de uma empresa, podendo contribuir positivamente de alguma forma para o bom desempenho da mesma.

Desta forma o seguinte estudo abre novos caminhos aos professores, que sendo abordados, poderão traçar vários pontos estratégicos de saberes e competências para que os alunos tenham condições de traçar respostas coerentes com o estudo de caso, contribuindo assim para o seu desempenho em estudo e no exercício da profissão junto à sociedade.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Auditoria

Auditoria é um conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os princípios fundamentais de contabilidade, as normas brasileiras de contabilidade e no que for pertinente a legislação específica.

A auditoria se resume em:

Uma tecnologia aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, criticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza azienda, pública ou privada, quer ocorridos, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados. (SÁ, 2009, p. 25).

A função da auditoria é examinar, verificar e avaliar os registros patrimoniais das empresas, salvaguardando-os de erros ou frades, bem como avalizando seus registros e informações se eles tiverem em consonância com os procedimentos legais e normas contábeis.

2.2 Auditoria interna

A auditoria interna possui forte ligação com a organização administrativa da empresa. Pode-se dizer que ela é responsável pela própria organização, pois é responsável por conduzir o controle interno e verificar se estão sendo respeitados os procedimentos planejados que visam atingir as metas estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (455.4 Kb)   docx (110.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com