TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIETA RESTRITA DE SÓDIO

Por:   •  8/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

TÉCNICA DIETÉTICA II

DIETA RESTRITA DE SÓDIO

Discentes: Ana Caroline Mesquita

                   Katielle de Souza Rocha

                   Sara Barbosa

Docente: Ana Catarina Dias

Diamantina - 2021

INTRODUÇÃO

O sódio é importante para a absorção de glicose e para o transporte de outros nutrientes através das membranas celulares (ANDERSON et al., 1988). É prontamente absorvido através do trato intestinal e excretado pela urina, fezes e suor. É amplamente encontrado na natureza e na alimentação e há pouca chance de uma deficiência em uma pessoa saudável. Entretanto, os excessos ocorrem.

O consumo agudamente excessivo de sódio leva a edema e hipertensão; entretanto os rins são geralmente capazes de excretar o excesso de sódio. Sendo a maior preocupação o consumo crônico excessivo.

É recomendado um consumo não superior a 5-6 g/dia de cloreto de sódio baseado na função potencial de sódio na hipertensão. Autores citam recomendações mínimas para indivíduo adulto em torno de 400-500 mg/dia (o que equivale a ¼ de colher de chá de sal).

A maior fonte de sódio é o cloreto de sódio, ou sal de cozinha, do qual o sódio constitui 40%. Encontrado naturalmente nos alimentos, mesmo naqueles que não tenham um sabor salgado. Os alimentos proteicos de origem animal, leite, queijo, ovos, carne, aves e peixe são relativamente ricos em sódio. Assim, estes alimentos devem ser limitados nas restrições de sódio de rígida a severa.

DESENVOLVIMENTO

A dieta restrita em sódio é indicada para indivíduos portadores de hipertensão arterial e edema podendo estar associada a alguns tipos de doença hepática ou renal.

Dietas com restrição de sódio são sinônimos de dietas com restrição de sal de cozinha e são indicadas com objetivo terapêutico. A não utilização de sal de cozinha no almoço e jantar, torna-se um grande desafio porque a aceitabilidade é baixa e pode haver perda do prazer pelas refeições.

Essas dietas podem ser classificadas em:

•        Dieta sem adição de sal: dieta que contém 4 g de sódio. Alimentos de alto teor de sódio são limitados. Não mais do que meia colher de chá de sal é permitido diariamente.

•        Restrição suave de sal: dieta que contém 2 g de sódio. Alimentos de alto teor de sódio são eliminados; os alimentos de teor moderado de sódio são limitados. Não mais que ¼ de colher de chá é permitido diariamente.

•        Restrição moderada de sal: dieta que contém 1 g de sódio. Alimentos de alto teor e de teor moderado de sódio são eliminados. O sal de mesa “não” é permitido. Os alimentos enlatados e processados que contenham sal são omitidos.

•        Restrição rígida de sódio: dieta que contém 500 mg de sódio. Alimentos de alto teor e de teor moderado de sódio são eliminados. O sal de mesa não é permitido. Os alimentos enlatados e processados que contenham sal são omitidos, assim como os vegetais naturalmente ricos em sódio: beterraba, folhas de beterraba, cenoura, couve, espinafre, aipo, nabo, folhas de mostarda, acelga e dente de leão. Os pães de baixo teor devem substituir o pão regular. A carne deve ser restrita. Esta dieta é desagradável ao paladar e deve ser usada apenas por curtos períodos. Ela pode ser nutricionalmente deficiente se não planejada cuidadosamente.

•        Restrição severa de sal: dieta que contém 250 mg de sódio. Alimentos de alto teor e de teor moderado de sódio são eliminados. O sal de mesa não é permitido. Os alimentos enlatados e processados que contenham sal são omitidos. Os alimentos de baixo teor de sódio devem substituir os alimentos regulares. Os alimentos de alto teor de sódio como os alimentos proteicos são eliminados ou limitados. Esta é uma dieta extrema e é raramente usada.

Existem alguns alimentos que possuem alto teor de sódio e que devem ser evitados em uma dieta hipossódica, como:

  • Carnes e peixes defumados, processados ou salgados, por exemplo: bacon, carne em conserva, frios sortidos, salsichas, carne de porco salgada, arenque em conserva, anchovas, atum, sardinhas;
  • Extratos de carne, cubos de caldos, molhos de carne;
  • Lanche salgados: batata frita, nozes salgadas, amendoim salgado, pipoca com sal;
  • Molhos de salada preparados, condimentos salgados, temperos, molho inglês, molho de soja, ketchup, picles, mostarda (molho), azeitonas, chucrute;
  • Alimentos preparados congelados: vegetais embebidos em salmoura (palmito, ervilha, milho, azeitonas, cogumelos), misturas empacotadas para molhos, caldos, alimentos orientais etc.;
  • Sopa enlatada, a menos que sem sal;
  • Queijos processados e recheios de queijo.
  • Produtos de panificadoras;
  • Salgadinhos industrializados: chips, amendoim, coxinha, quibe, pastel etc.

Formas de se reduzir o consumo de sal:

Uma das maneiras de substituir o sal da refeição é reduzir o sal de cozinha e utilizar substituto (sal de potássio e glutamato de sódio) ou outros condimentos (ervas) na elaboração de refeições diárias.

Características dos substitutos de sal de cozinha:

Sal de Potássio: é um produto que contém 50% de NaCL e 50% de cloreto de potássio.

Glutamato de Sódio (“Aji-no-moto”): é um sal sódico de ácido glutâmico. O glutamato monossódico é um realçador de sabor. Admite-se que ele age acentuando o sabor natural dos alimentos (por este motivo utiliza-se pequena quantidade).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com