TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diabetes é Uma Doença Crônica

Por:   •  22/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

        INTRODUÇÃO

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em sintetizar toda a glicose proveniente dos alimentos. Com isso o excesso fica na corrente sanguínea, causando diversos danos ao corpo, desde a demora na cicatrização de feridas até a amputação de membros, em casos mais graves. Os sintomas nem sempre são evidentes podendo variar de indivíduos de acordo com o seu organismo, os sintomas podem ir de boca seca, fome excessiva, urina frequente, até tonturas e cegueira em casos mais avançados. A confirmação da doença é feita a partir da verificação do resultado de exames laboratoriais, como é o caso da hemoglobina glicada, popularmente conhecida como exame de curva glicêmica. Segundo a Dr.ª Clarisse Bezerra (site:TUASAUDE): “Esse exame é feito a partir da análise da concentração de glicose no sangue em jejum e depois da ingestão de um líquido açucarado fornecido pelo laboratório. Assim, o médico pode avaliar como o organismo funciona frente a elevadas concentrações de glicose.”

        A alimentação de pessoas com essa doença deve ser bastante equilibrada, evitando excesso de carboidratos, uma vez que os mesmos se tornam açúcares no sangue, doces, refrigerantes, frutas, por conta da sacarose, e outros. Para o Site(Diabetes.org):” Todas as pessoas, tendo ou não diabetes, devem ter uma alimentação saudável, regulando a quantidade de doces e gordura ingeridos, por exemplo. Isso ajuda a manter o peso saudável. E sempre é bom lembrar: se você está acima do peso considerado ideal para o seu perfil, emagrecer vai ajudar muito no controle da doença.”. podemos perceber também a importância da atividade física no controle, uma vez que o corpo fica mais sensível à insulina e a queima de glicose. Fica a orientação também para se prestar a atenção na pré-diabetes, pois Segundo a ADA (American Diabetes Association):

” valores de glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dL, glicemia medida 2 horas após a ingestão de 75 gramas de glicose anidra entre 140 e 199 mg/dL e hemoglobina glicada entre 5,7 e 6,4%, aumentam significativamente o risco de progressão para diabetes, principalmente pessoas obesas, sedentárias e com história familiar positiva”.

Com isso partindo dessa perspectiva podemos ter um olhar mais minucioso sobre o nosso organismo quanto em relação as alterações dos níveis de açúcar, tentar prevenir quando chegar a esse ponto, para que com isso não possa acarretar a diabetes e suas complicações, delas que podem ser carregadas por toda a vida. Podemos observar alguns casos mais específicos de diabetes desenvolvida durante o período gestacional ao qual pode ser observadas em mulheres com alguns fatores de risco, ligados a idade, hereditariedade, peso e outros fatores.

‘’O diabetes gestacional é definido como qualquer grau de redução da tolerância à glicose, cujo início ou detecção ocorre durante a gravidez . No Brasil, em torno de 7% das gestações são complicadas pela hiperglicemia gestacional. Habitualmente, o diagnóstico do diabetes gestacional é realizado por busca ativa, com testes provocativos que empregam sobrecarga de glicose, a partir do segundo trimestre da gestação. Mais recentemente, tem-se recomendado a triagem precoce de gestantes de alto risco na primeira consulta pré-natal, o que permite identificar casos de diabetes preexistente e que não devem, portanto, ser rotulados como diabetes gestacional. ‘’ (Coletânea de autores: scielo). Diante disso, foi constatada a importância do pré- natal e a realização de exames ao qual pode-se verificar a doença precocemente e com isso intervir como maneira de prevenir riscos que podem comprometer saúde de mamãe e bebe e maneira de evitar sequelas gravíssimas e até óbito dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com