TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição e Práticas Ayurvédicas

Por:   •  15/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.203 Palavras (29 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

BARROS, Raquel Leme de. Nutrição e a prática Ayurvédica na prevenção, tratamento de doenças e educação alimentar. 2021. 26 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Nutrição – Faculdade Anhanguera Educacional), Sorocaba/SP, 2021.

RESUMO

Ayurveda vem do sânscrito: ayu significa vida; veda, conhecimento ou ciência. Ayurveda significa “ciência da vida”. Sistema de medicina tradicional da índia, é considerada uma das mais antigas práticas médicas da humanidade. No Brasil a inclusão da terapia na Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares em Saúde abre portas para profissionais bem como benefícios para a população. A saúde perfeita só pode ser atingida quando o corpo, mente e alma estão em harmonia entre si e com o ambiente cósmico. Nutrição, exercícios e medicamentos apropriados fazem parte da terapia afim de reestabelecer o estado natural do indivíduo. Objetivo é buscar informações com embasamento científico na prevenção e tratamento de doenças e na educação alimentar. O olhar para o ser (microcosmo) como parte do todo (macrocosmo) é parte essencial da filosofia Ayurvédica, a interação com o meio onde vivemos, as estações do ano, as fases da lua, a noite e o dia, bem como as funções metabólicas do nosso corpo e o equilíbrio do agni ou fogo digestivo, excreções responsáveis pela digestão fazem parte da proposta das terapias, o uso dos sabores para aumentar ou pacificar um dosha em desequilíbrio faz parte da dietoterapia da sabedoria milenar.

Palavras-chave: Nutrição e Ayurveda, Práticas Integrativas Complementares, Ayurveda e Prevenção de Doenças


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

BAMS

MAC

MT

OMS

PIC

PICS

PNPIC

UBS

SUS

Bachelor in Ayurvedic Medicine and Surgery

Medicina Alternativa Complementar

Medicina Tradicional

Organização Mundial da Saúde

Práticas Integrativas Complementares

Práticas Integrativas Complementares em Saúde

Políticas Nacional de Práticas Integrativas Complementares

Unidade Básica de Saúde

Sistema Único de Saúde


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

3. METODOLOGIA        12

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        13

5        CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS        24

  1. INTRODUÇÃO

O termo Ayurveda vem do sânscrito: ayu significa vida; veda, conhecimento ou ciência. Ayurveda significa ciência da vida.

Sistema de medicina tradicional da Índia, a Ayurveda é considerada uma das mais antigas práticas médicas da humanidade, surgiu do trabalho dos rishis, sábios que dedicaram a vida à meditação e aos estudos.

A partir de sua observação silenciosa da natureza e do organismo humano, desenvolveram uma teoria para manutenção e equilíbrio da saúde e da vida. As bases desta sabedoria milenar encontram-se reunidas em vários tratados importantes como Sushruta Samhita, Charaka Samhita e Asthanga Hrdayam.

No Brasil muito recentemente em 19 de janeiro de 2021, foi publicado no diário oficial da república a resolução nº 679 que regulamenta a prática das atividades terapêuticas da Ayurveda por profissionais nutricionistas.

A inclusão de terapias holísticas na Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) traz um novo nicho de atuação para nós futuros profissionais da área, bem como benefícios para a população do Brasil em geral, sejam usuários ou não do Sistema Único de Saúde (SUS).

A pesquisa apresentada trata-se de uma revisão bibliográfica, as buscas foram realizadas através de estudos, artigos, revisões científicas, legislação, cadernos oficiais do governo, bem como órgãos responsáveis além de livros e publicações. O objeto geral da pesquisa é buscar estudos com embasamento científico dos benefícios que as práticas Ayurvédicas voltadas para alimentação podem trazer na prevenção e tratamento de doenças bem como na educação alimentar no Brasil. Os objetivos específicos são identificar quais são as práticas com relação a alimentação, qual a regulamentação para que tais práticas sejam colocadas em uso e quais ações podem ser aplicadas nos atendimentos nutricionais.

Ao final do curso de bacharel em nutrição reconheço que a saúde está na essência do correto funcionamento da criação perfeita que é o corpo humano, são milhares de células, bactérias cada qual com uma função a cumprir, não é preciso lhes ensinar nada, basta deixar que sigam sua trajetória.

Para que isso ocorra de forma harmônica, cabe a nós, antes de tudo, fornece a nosso organismo os alimentos adequados.


2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

“A Ayurveda, sabedoria milenar da vida longa e saudável, sabe o quão divino é cada alimento, cada erva, cada preparação, cada momento da vida, cada escolha, cada respiração, cada movimento do ser” (PIRES, 2016, p 9).

Para autora Verma (2003) a Ayurveda tem uma visão holística da vida e inclui algumas práticas para os cuidados da saúde. A saúde perfeita só pode ser atingida quando o corpo, mente e alma estão em harmonia entre si e com o ambiente cósmico. Nutrição, exercícios e medicamentos apropriados fazem parte da terapia afim de reestabelecer o estado natural do indivíduo. O sistema da Ayurveda é completo e conta com dois objetivos, manter a saúde e tratar doenças.

        Os rishis são sábios que dedicaram suas vidas ao estudo e a meditação, foi desta forma que surgiu a Ayurveda. Ao praticarem a observação atenta da natureza e do organismo humano, desenvolveram uma teoria para seu equilíbrio e manutenção. Além da conexão entre o corpo físico e natureza exterior, identificou-se o sistema digestivo como fator primordial para saúde e equilíbrio. Uma digestão eficiente é a chave para a boa saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (242 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com